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quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Responsabilidade Social ECSED


Aula n° 07
Tipo de Aula : Nova
.
Curso : Atendimento ao público.
.
Sumário : Responsabilidade Social

A responsabilidade social representa uma quebra de paradigma na maneira de fazer negócios no mundo atual. Antigamente, o empresariado preocupava-se apenas com situação de mercado das organizações. Hoje em dia, um ator fundamental entra em cena: a sociedade. A maneira correta de encarar a realidade, sendo responsável de forma socioambiental, é entender a importância da relação de mão dupla da empresa com a socie- dade, relação na qual a sociedade transforma o mercado e é transformada por ele. Um ponto importante quando falamos nesse novo ator é que o entendimento da realidade deve ser algo sistêmico, envolvendo o ecossistema com a qual a sociedade interage. Com esse novo entendimento, as empresas passam a visão de que o mercado não é algo fixo, algo imutável. A interação com o ambiente (sociedade e ecossistema) faz com que alterações ocorram constantemente no mundo empresarial.

As empresas que se engajam na responsabilidade socioambiental devem  intender que simples iniciativas isoladas são insuficientes. Essa responsabilidade só ocorre quando ela se infiltra na empresa como um todo, coexistindo nos vários setores da organização e representando um esforço conjunto para atingir objetivos sociais, ambientais e éticos.
Barreiras à Comunicação
Barreiras são obstáculos à efetiva comunicação. Elas podem ser classificadas da seguinte maneira: Pessoais (humanas): surgem das emoções humanas, dos valores de cada um, de maus hábitos de escuta, das diferenças de sensitividade. Distância psicológica entre pessoas é um exemplo de barreira pessoal. Quando se está assistindo uma palestra de alguém em que você não acredita, o entendimento tende a ter problemas. Relaciona-se com aspectos emocionais. O que devemos fazer em uma palestra? Quando estamos falando para uma plateia, é prudente que tentemos prender a atenção dos ouvintes. O palestrante deve incentivar que as pessoas percebam a importância do que está sendo falado para que elas entendam a mensagem. Físicas: são barulhos, distâncias grandes, problemas técnicos. Dificuldade de ouvir uma mensagem e espaços/distâncias são exemplos. Semânticas: são problemas com os significados, os conceitos, os símbolos, as interpretações de palavras. No Brasil, é fácil imaginar um problema de comunicação entre pessoas de estados diferentes, de culturas diferentes, onde palavras iguais possuem significados diferentes. Tente conversar com um português!!!

O profissional do atendimento ao público deve ser capaz de compreender, na comunicação com os usuários do serviço, os diferentes usos da linguagem. Certo. Isso mesmo. Cada pessoa é de um jeito, cada atendimento ocorre de uma maneira. Quando o assunto é comunicação, é possível que o servidor se veja em situações em que o cidadão não saiba se pronunciar de acordo com a gramática padrão, ou faça uso de gírias. O conhecimento dessas variações e preocupação em tentar entender é essencial no atendimento.
A comunicação mais efetiva e livre de ruídos no atendimento ao público pressupõe o uso de frases completas, com extensas e detalhadas explicações acerca do que se pretende informar.

Errado. Frases completas? Perfeito! Frases extensas? Não! Explicações detalhadas? Caso necessário, sim! Objetividade: quando no atendimento ao cidadão, é preciso ser objetivo, isto é, ater- -se estritamente ao foco da questão. É fundamental ser sucinto e claro nas respostas.

Ao atender um cidadão, o servidor público precisa escolher o canal de comunicação que melhor traduza a mensagem a ser transmitida.


Edição: @ECSED

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