
Disciplina : Didáctica Geral.
Aula n° 07
Tipo de Aula : Nova ou de Novos Conteúdos.
Tema: Didática : Técnica de Instrução e Ensino.
Assunto: Definição e Objeto de Estudo da Didática.
A Didática surgiu XVII quando se criou as condições do aparecimento da
Pedagogia . Dentro os muitos pedagogos que contribuíram para a evolução da
mesma destacam-se : Comenius , Sócrates, Rousseau , Pestalozzi e Herbart.
DEFINIÇÕES DA DIDÁCTICA.
Existem porém várias definições de Didática ,
não a bastante os teóricos convergem num ponto : a técnica ou arte de ensino ,
assim sendo veremos algumas definições :
RATKE , pedagogo Alemão , introduziu o termo
Didática e a conceituou como * Arte de Ensinar ligada a metodologia de ensino.
COMENIUS , definiu-a como : a ciência ou a arte
do bem ensinar.
AGUAYO, citado por PILETT : Didática é a
técnica de estimular , dirigir , e encaminhar , no decurso da aprendizagem , a
formação do homem.
Segundo J. C. LÍBANÊO :
Didática é uma disciplina que estuda o processo
de ensino no seu conjunto , no qual os objetivos , conteúdos , métodos e
formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as
condições e modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.
Resumindo : Didática estuda o processo de
ensino e aprendizagem. Logo o seu objecto de estudo é " Processo de Ensino
e Aprendizagem.
DIVISÃO DA DIDÁCTICA.
Como todos sabemos a Didáctica está dividida em
duas partes :
Didáctica Geral : estuda os princípios , normas
e técnicas que devem regulamentar qualquer tipo de Ensino para qualquer tipo de
aluno , ou seja nos da uma visão geral do processo de ensino e aprendizem.
Didáctica Especial ou Específica: estuda os
aspectos técnicos de uma disciplina ou faixa de escolaridade.
Ex.: Didáctica do Ensino da Língua Portuguesa ,
de Matemática , História ... etc.
CATEGORIAS FUNDAMENTAISDA DIDÁCTICA.
As categorias fundamentais da Didáctica são :
1. Educação.
2. Ensino.
3. Instrução.
OBJECTIVOS DA DIDÁTICA.
1. Determinar o conteúdo de Ensino ( Aquilo que
o aluno necessita).
2. Investigar os métodos de ensino e as formas
de organização do processo docente ( trabalho do Professor ) , se estes estão
na apropriação dos conhecimentos e objectivos.
3. Formular regras e princípios que regem o
processo de ensino e aprendizagem.
RELAÇÃO DA DIDÁCTICA COM OUTRAS CIÊNCIAS.
A Didática apoia-se nos dados de outras
ciências , principalmente aqueles que têm como objecto material " o homem
" para estudar o processo de ensino e aprendizagem.
As ciências como a Biologia, a Psicologia, a
Sociologia , a Antropologia , a Economia e outras , têm dado um contributo
muito importante à Didática .
.
A Biologia , por exemplo: estuda a estrutura e o
funcionalmente do organismo do homem , estes dados são importantes à Didática
na medida em que ajuda a perceber como o funcionamento do corpo interfere na
aprendizagem do aluno
Sem comentários:
Enviar um comentário