Saudações a todos estudantes
do curso de pedagogia.
Esperamos que todos estejam
bem!
Para mais uma aula, que
garante um ensino de qualidade.
Disciplina: Metodologia de Ensino.
Aula n° 11
Data:19-08-2020
Tipo de aula: Nova ou de Novo Conteúdo
Sumário : Meios ou Recursos de Ensino .
Um dos componentes que contribui para um Ensino e Aprendizagem de qualidade são os meios ou recursos de ensino .
DEFINIÇÕES DE MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .
Meios ou Recursos de Ensino : são todos os meios matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para organização e condução metódica do processo de ensino .
Segundo LIBÂNEO ( 1990 ) , Meios de Ensino são todos os recursos matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para a condução do processo de ensino e aprendizagem .
CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .
Existem várias classificações de recursos de ensino . Cada teórico apresenta a sua classificação , mas, no fundo giram em torno do mesmo assunto .
Assim REGINA HAYDT e CLAUDINO PILETTI são unânimes em classificar os recursos de ensino do seguinte modo :
1. RECURSOS VISUAIS : projeções , cartazes , gravuras , álbum seriado , quadro de giz e museus .
Obs: Teremos uma aula específica sobre : As Técnicas de Utilização do Quatro .
2. RECURSOS AUDITIVOS : gravações , rádios e discos .
3. RECURSOS AUDIOVISUAIS : cinema sonoro, filmes , vídeos .
4. RECURSOS HUMANOS ( da escola ) : professor , aluno , pessoal escolar , da comunidade ( pais , autoridades e outros profissionais .
5. RECURSOS MATÉRIAS , do ambiente natural ( água ) , do ambiente escolar ( quadro , giz , cartazes , manuais , microscópio ) e da comunidade ( biblioteca , indústria e hospitais ) .
OBJECTIVOS DO USO DOS RECURSOS .
CLAUDINO PILETTI ( 2008 ) estabelece vários objectivos quando usamos de maneira adequada os recursos , porém destacamos os seguintes :
.
1. Motivado e despertar o interesse dos alunos pela aula.
2. Aproximar o aluno da realidade.
3. Concretizar os Conteúdos da aprendizagem .
4. Ilustrar noções mais abstratas .
PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS PARA A SUA UTILIZAÇÃO .
Para que realmente os recursos contribuíam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem , ao serem utilizados , o professor deve ser guiado pelos seguintes princípios :
a) Os recursos devem estar de acordo aos objectivos a serem alcançados.
b) Nunca devemos utilizar ou propor um recurso que não seja bem conhecido por nós . Ex.: Quando não sabemos usar o retroprojetor não devemos propô-lo como recurso .
c) Ao usarmos os recursos devemos estimular nos alunos comportamentos que aumentam a perceptividade , como atenção , a percepção .
d) Devemos adequar os recursos à natureza do conteúdo .
IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DE ENSINO.
Se analisamos bem , seria quase impossível a realização da actividade docente na ausência dos recursos de ensino . Para podemos perceber a importância dos recursos basta olhamos na situação de muitos estudantes angolanos que por falta de matérias de apoio como livros passam imensas dificuldades na carreira acadêmica .
Outra situação em que passam alguns professores angolanos que por falta de um recurso com principal destaque aos do ambiente , Biologia , Anatomia ( nessas aulas muitos estudantes são mentidos 😡😡😡 ) encontram sérias dificuldades para transmitirem os conhecimentos aos seus alunos.
Os recursos são tão importantes porque facilitam o aluno e atividade do professor , insto é , facilita o processo de ensino de ensino.
Sem comentários:
Enviar um comentário