Ads 468x60px

Labels

FACEBOOK

MARKETING DIGITAL

10/MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ECSED-SITE DE ENSINO

DESTAQUES

3/Novos Valores/recent-videos

Technology

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Fashion

3/Fashion/big-col-right

Nature

3/Nature/post-grid

Business

3/Business/big-col-left

EMPREENDEDORISMO

4/CURSO DE EMPREENDEDORISMO/post-per-tag

Main Slider

9/ADMINISTRADOR DO SITE/slider-tag

CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL

4/CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL/post-per-tag

MARKETING DE DIGITAL

4/CURSO DE MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ORATÓRIA

10/ORATÓRIA/post-per-tag

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Meios ou Recursos de Ensino ECSED


Saudações a todos estudantes do curso de pedagogia.
Esperamos que todos estejam bem!
Para mais uma aula, que garante um ensino de qualidade.

Disciplina: Metodologia de Ensino.
Aula n° 11
Data:19-08-2020
Tipo de aula: Nova ou de Novo Conteúdo

Sumário : Meios ou Recursos de Ensino .

Um dos componentes que contribui para um Ensino e Aprendizagem de qualidade são os meios ou recursos de ensino .

DEFINIÇÕES DE MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .

Meios ou Recursos de Ensino : são todos os meios matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para organização e condução metódica do processo de ensino .

Segundo LIBÂNEO ( 1990 ) , Meios de Ensino são todos os recursos matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para a condução do processo de ensino e aprendizagem .

CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .

Existem várias classificações de recursos de ensino . Cada teórico apresenta a sua classificação , mas, no fundo giram em torno do mesmo assunto .

Assim REGINA HAYDT e CLAUDINO PILETTI são unânimes em classificar os recursos de ensino do seguinte modo :

1. RECURSOS VISUAIS : projeções , cartazes , gravuras , álbum seriado , quadro de giz e museus .

Obs: Teremos uma aula específica sobre : As Técnicas de Utilização do Quatro .

2. RECURSOS AUDITIVOS : gravações , rádios e discos .

3. RECURSOS AUDIOVISUAIS : cinema sonoro, filmes , vídeos .

4. RECURSOS HUMANOS ( da escola ) : professor , aluno , pessoal escolar , da comunidade ( pais , autoridades e outros profissionais .

5. RECURSOS MATÉRIAS , do ambiente natural ( água ) , do ambiente escolar ( quadro , giz , cartazes , manuais , microscópio ) e da comunidade ( biblioteca , indústria e hospitais ) .

OBJECTIVOS DO USO DOS RECURSOS .

CLAUDINO PILETTI ( 2008 ) estabelece vários objectivos quando usamos de maneira adequada os recursos , porém destacamos os seguintes :
.
1. Motivado e despertar o interesse dos alunos pela aula.
2. Aproximar o aluno da realidade.
3. Concretizar os Conteúdos da aprendizagem .
4. Ilustrar noções mais abstratas .

PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS PARA A SUA UTILIZAÇÃO .

Para que realmente os recursos contribuíam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem , ao serem utilizados , o professor deve ser guiado pelos seguintes princípios :

a) Os recursos devem estar de acordo aos objectivos a serem alcançados.
b) Nunca devemos utilizar ou propor um recurso que não seja bem conhecido por nós . Ex.: Quando não sabemos usar o retroprojetor não devemos propô-lo como recurso .
c) Ao usarmos os recursos devemos estimular nos alunos comportamentos que aumentam a perceptividade , como atenção , a percepção .
d) Devemos adequar os recursos à natureza do conteúdo .

IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DE ENSINO.

Se analisamos bem , seria quase impossível a realização da actividade docente na ausência dos recursos de ensino . Para podemos perceber a importância dos recursos basta olhamos na situação de muitos estudantes angolanos que por falta de matérias de apoio como livros passam imensas dificuldades na carreira acadêmica .

Outra situação em que passam alguns professores angolanos que por falta de um recurso com principal destaque aos do ambiente , Biologia , Anatomia ( nessas aulas muitos estudantes são mentidos 
😡😡😡 ) encontram sérias dificuldades para transmitirem os conhecimentos aos seus alunos.

Os recursos são tão importantes porque facilitam o aluno e atividade do professor , insto é , facilita o processo de ensino de ensino.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text

R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

Sample Text