Ads 468x60px

Labels

FACEBOOK

MARKETING DIGITAL

10/MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ECSED-SITE DE ENSINO

DESTAQUES

3/Novos Valores/recent-videos

Technology

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Fashion

3/Fashion/big-col-right

Nature

3/Nature/post-grid

Business

3/Business/big-col-left

EMPREENDEDORISMO

4/CURSO DE EMPREENDEDORISMO/post-per-tag

Main Slider

9/ADMINISTRADOR DO SITE/slider-tag

CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL

4/CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL/post-per-tag

MARKETING DE DIGITAL

4/CURSO DE MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ORATÓRIA

10/ORATÓRIA/post-per-tag

sábado, 15 de agosto de 2020

Conteúdo de Ensino ECSED


Curso de Reforço Pedagógico

Disciplina : Didática Geral.
Aula n° 9
Tipo de aula: Nova ou de Novos Conteúdos.

Sumário: Conteúdo de Ensino .







DEFINIÇÕES DE CONTEÚDO DE ENSINO .

Segundo Regina Haydt :

" Conteúdo é o conhecimento sistematizado de modo dinâmico sob forma de experiência educativo . É tudo aquilo que é possível de integrar um programa educativo com vista a formação de novas gerações ".

Segundo Libâneo ( 1990 ) :

Conteúdo de Ensino é o conjunto de conhecimentos , habilidades , hábitos atitudes organizados Pedagógica e didaticamente tendo em vista a aplicação pelos alunos na sua vida prática .

Conteúdo de Ensino é a matéria elaborada pelo professor de forma sistematizado com o objectivo de formar novas gerações .

IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DE ENSINO.

O conteúdo de ensino é importante porque :

1. Constitui a base sobre o qual o aluno constrói e estrutura os conhecimentos .
2. É o ponto de partida tanto para a assimilação de informações como para o desenvolvimento de hábitos, habilidades , atitudes, etc.
3. A aprendizagem só se dá em cima de um conteúdo de ensino.

FACTORES QUE DETERMINAM A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO .

1. Factor lógico .

Tem a ver com a sistematização do conteúdo .Ou seja , a organização lógica do conteúdo . Não se pode , por exemplo , falar da divisão da psicologia sem que antes se fale da definição dela.

2. Factor Psicológico .

Tem a ver com adequação dos conteúdos ao nível do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Não se deve , por exemplo , selecionar conteúdos do ensino médio para leccionar no ensino primário.

3. Factor Social.

- Tem a ver com aplicação dos conteúdos no contexto social. Numa área que não usam computador é quase impossível implementar um curso de Informática .

A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.

A seleção e organização dos conteúdos é da competência do PROFESSOR porque segundo Libâneo , é ele quem tem pela frente os alunos. 📙📙📙

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.

Ao selecionar um conteúdo o professor deve obedecer aos seguintes critérios :

a) VALIDADE : conexão dos conteúdos aos objectivos.
b) UTILIDADE: ou relevância social possibilidade de o conteúdo ser aplicado no dia-a-dia dos alunos , isto é, aos problemas da vida.
c) SIGNIFICAÇÃO : relação dos conteúdos às experiências de vida dos alunos.
d) ADEQUAÇÃO :ao nível de desenvolvimento dos alunos .
e) CIENTIFICIDADE: domínio , por parte do professor , da estrutura da matéria da disciplina até a sua aplicação .
f) SISTEMATICIDADE: conexão lógica entre os assuntos que constituem a matéria ou conhecimentos .
g) FLEXIBILIDADE : possibilidade de o conteúdo ser alterado , suprimido ou acrescentado.

ESTRUTURA DO CONTEÚDO DE ENSINO.

Ao organizar o conteúdo , o professor deve obedecer à seguinte estrutura :

1. Conteúdos Conceptuais : fazem referência à definição de conceitos . Ex.: conceito de psicologia , objecto de estudo da mesma.

2. Conteúdos Procedimentais : são os conteúdos propriamente ditos. Ex.: métodos da psicologia , ciências auxiliares da psicologia .

3. Conteúdos Atitudinais : fazem referência à aplicação do mesmo conteúdo em situações práticas. Ex.: Psicologia Escolar .

4. Conteúdos Transversais: dizem respeito à abordagem do conteúdo no espaço onde estiver a ser tratado . Ex.: Psicologia em Angola , Dia mundial do ambiente , dia da mulher africana , etc.

MODALIDADE OU TIPOS DE APRESENTAÇÃODOS CONTEÚDOS.

Depois de selecionado, e organizado , chega a fase da apresentação que pode ser feita em varias modalidades que são:

1. Apresentação motivadora.
2. Apresentação semi-sistematica.
3. Apresentação sistematica.
4. Apresentação para indicar fontes de estudo.
e) Apresentação para delimitar o campo de estudo.

MODOS, MANEIRAS OU FORMAS DE APRESENTAÇÃODO CONTEÚDO.

1. Apresentação oral.
2. Apresentação com auxília do fenômeno da realidade.
3. Apresentação oral auxiliada com recursos audio-visuais.
4. Apresentação por meio da linguagem escrita.
5. Apresentam mista.

NORMAS DE APRESENTAÇÃODO CCONTEÚDO.

1. Iniciar a apresentação do conteúdo pelo seu aspecto psicológico .
2. Marchar na apresentação do conteúdo para a sua estrutura lógica.
3. Apresentar o conteúdo ordenadamente .
4. Recapitular o conteúdo apresentado.
5. Ressaltar na apresentação os aspectos fundamentais do conteudo.

ELEMENTOS AUXILIARES DA APRESENTAÇÃODO CONTEÚDO.
.
1. Linguagem didática ou Pedagógica.
2. Material didáctico.
3. Métodos e tecnicas de ensino.
4. Direção de classe e disciplina.



Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text

R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

Sample Text