
Curso de Reforço Pedagógico
Disciplina : Didática Geral.
Aula n° 9
Tipo de aula: Nova ou de Novos Conteúdos.
Sumário: Conteúdo de Ensino .
DEFINIÇÕES DE CONTEÚDO DE ENSINO .
Segundo Regina Haydt :
" Conteúdo é o conhecimento sistematizado
de modo dinâmico sob forma de experiência educativo . É tudo aquilo que é
possível de integrar um programa educativo com vista a formação de novas
gerações ".
Segundo Libâneo ( 1990 ) :
Conteúdo de Ensino é o conjunto de conhecimentos
, habilidades , hábitos atitudes organizados Pedagógica e didaticamente tendo
em vista a aplicação pelos alunos na sua vida prática .
Conteúdo de Ensino é a matéria elaborada pelo
professor de forma sistematizado com o objectivo de formar novas gerações .
IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DE ENSINO.
O conteúdo de ensino é importante porque :
1. Constitui a base sobre o qual o aluno
constrói e estrutura os conhecimentos .
2. É o ponto de partida tanto para a assimilação
de informações como para o desenvolvimento de hábitos, habilidades , atitudes,
etc.
3. A aprendizagem só se dá em cima de um
conteúdo de ensino.
FACTORES QUE DETERMINAM A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO
DOS CONTEÚDOS DE ENSINO .
1. Factor lógico .
Tem a ver com a sistematização do conteúdo .Ou
seja , a organização lógica do conteúdo . Não se pode , por exemplo , falar da
divisão da psicologia sem que antes se fale da definição dela.
2. Factor Psicológico .
Tem a ver com adequação dos conteúdos ao nível
do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Não se deve , por exemplo , selecionar
conteúdos do ensino médio para leccionar no ensino primário.
3. Factor Social.
- Tem a ver com aplicação dos conteúdos no
contexto social. Numa área que não usam computador é quase impossível
implementar um curso de Informática .
A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS
CONTEÚDOS DE ENSINO.
A seleção e organização dos conteúdos é da
competência do PROFESSOR porque segundo Libâneo , é ele quem tem pela frente os
alunos. 📙📙📙
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS
CONTEÚDOS DE ENSINO.
Ao selecionar um conteúdo o professor deve
obedecer aos seguintes critérios :
a) VALIDADE : conexão dos conteúdos aos
objectivos.
b) UTILIDADE: ou relevância social possibilidade
de o conteúdo ser aplicado no dia-a-dia dos alunos , isto é, aos problemas da
vida.
c) SIGNIFICAÇÃO : relação dos conteúdos às
experiências de vida dos alunos.
d) ADEQUAÇÃO :ao nível de desenvolvimento dos
alunos .
e) CIENTIFICIDADE: domínio , por parte do
professor , da estrutura da matéria da disciplina até a sua aplicação .
f) SISTEMATICIDADE: conexão lógica entre os
assuntos que constituem a matéria ou conhecimentos .
g) FLEXIBILIDADE : possibilidade de o conteúdo
ser alterado , suprimido ou acrescentado.
ESTRUTURA DO CONTEÚDO DE ENSINO.
Ao organizar o conteúdo , o professor deve
obedecer à seguinte estrutura :
1. Conteúdos Conceptuais : fazem referência à
definição de conceitos . Ex.: conceito de psicologia , objecto de estudo da
mesma.
2. Conteúdos Procedimentais : são os conteúdos
propriamente ditos. Ex.: métodos da psicologia , ciências auxiliares da
psicologia .
3. Conteúdos Atitudinais : fazem referência à
aplicação do mesmo conteúdo em situações práticas. Ex.: Psicologia Escolar .
4. Conteúdos Transversais: dizem respeito à
abordagem do conteúdo no espaço onde estiver a ser tratado . Ex.: Psicologia em
Angola , Dia mundial do ambiente , dia da mulher africana , etc.
MODALIDADE OU TIPOS DE
APRESENTAÇÃODOS CONTEÚDOS.
Depois de selecionado, e organizado , chega a
fase da apresentação que pode ser feita em varias modalidades que são:
1. Apresentação motivadora.
2. Apresentação semi-sistematica.
3. Apresentação sistematica.
4. Apresentação para indicar fontes de estudo.
e) Apresentação para delimitar o campo de
estudo.
MODOS, MANEIRAS OU FORMAS DE APRESENTAÇÃODO
CONTEÚDO.
1. Apresentação oral.
2. Apresentação com auxília do fenômeno da
realidade.
3. Apresentação oral auxiliada com recursos
audio-visuais.
4. Apresentação por meio da linguagem escrita.
5. Apresentam mista.
NORMAS DE APRESENTAÇÃODO CCONTEÚDO.
1. Iniciar a apresentação do conteúdo pelo seu
aspecto psicológico .
2. Marchar na apresentação do conteúdo para a
sua estrutura lógica.
3. Apresentar o conteúdo ordenadamente .
4. Recapitular o conteúdo apresentado.
5. Ressaltar na apresentação os aspectos
fundamentais do conteudo.
ELEMENTOS AUXILIARES DA APRESENTAÇÃODO CONTEÚDO.
.
1. Linguagem didática ou Pedagógica.
2. Material didáctico.
3. Métodos e tecnicas de ensino.
4. Direção de classe e disciplina.
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