Ads 468x60px

Labels

FACEBOOK

MARKETING DIGITAL

10/MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ECSED-SITE DE ENSINO

DESTAQUES

3/Novos Valores/recent-videos

Technology

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Fashion

3/Fashion/big-col-right

Nature

3/Nature/post-grid

Business

3/Business/big-col-left

EMPREENDEDORISMO

4/CURSO DE EMPREENDEDORISMO/post-per-tag

Main Slider

9/ADMINISTRADOR DO SITE/slider-tag

CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL

4/CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL/post-per-tag

MARKETING DE DIGITAL

4/CURSO DE MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ORATÓRIA

10/ORATÓRIA/post-per-tag

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Os Percursores da Pedagogia ECSED





Aula n° 02

Tipo de Aula : Combinada ou de Continuação.

Disciplina : Pedagogia Geral.
Assunto : Os Percursores da Pedagogia
Escola Nova ( Pedagogia Nova ).
Professor:Lopes Bibiana Ngongo

OS PERCURSORES DA PEDAGOGIA .

Como já vimos , só foi possível a Pedagogia tornar-se uma ciência e desenvolvida como tal , graças ao contributo de vários pedágios . Veremos alguns deles que mais se destacaram , contribuindo significamente para o surgimento e desenvolvimento desta ciência e os diferentes pontos de vista que tinham em relação ao seu componente principal ( a educação ) . Vejamos alguns deles :

1. Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778) - Nasceu na suíça e morreu em França , foi escritor , pedagogo e compositor . Fundamentou-sepela educação natural , segundo o qual , o homem por natureza é bom , mas a sociedade o corrompe . Seus escritos influenciaram bastante a pedagogia literária .

2. Juan Amos Comenius ( 1590-1670) - Nasceu na república checa , considerado pai da didáctica , foi sem dúvida o mais importante pensador educacional. As principais ideias educacionais de " Comenius " estão contidas em sua obra * Didáctica Magna * .
.
Comenius afirmou que em função do seu trabalho , o professor é o ser que está acima de todos os seres debaixo da terra . Por razões da sua cristianização , Comenius acreditava que o objectivo da educação é ajudar alcançar o ultimo fim do homem , que é a felicidade eterna com Deus .

3. Robert Owen ( 1771-1855) - Nasceu na Escócia no seio de uma família de um operário e desde cedo começou a viver do seu trabalho . Owen foi o primeiro a criar a primeira instituição pré-escolar no mundo para os filhos dos proletariados . Nesta instituição , não se desenvolvia o ensino religioso e tradicional que era o costume das escolas eclesiásticas que estava sub domínio dos clérigos naquela altura .

4. Sócrates ( 470-399) - Dos maiores filósofos e pedagogo da antiga Grécia, teve uma grande influência sobre a educação grega .

Sócrates não deixou nenhuma obra escrita . Ele ensinava a sua doutrina mediante conversas em forma de discursos nas praças e lugares públicos , ensinava os participantes por meio de perguntas e respostas . Atualmente o * Método Socrático * é bastante utilizado dentro do PEA ( processo de ensino e aprendizagem ).

5. F. Herbart ( 1776-1841) - Nasceu na Alemanhã . Foi professor de Filosofia e educação em diferentes universidades . Segundo Herbart o professor é o sábio que impõe todo saber ao aluno.

6. John Luck ( 1632 - 1704 ) - Defende que a mente de uma criança é um papel em branco , uma tábua rasa, onde o professor deposita os conhecimentos .

Professor , concordas com a ideia de Luck ?

Está ideia , porém , foi reprovada pelos chamados didacticos ou pedagogos da escola nova visto que a criança nasce com experiências vividas ( desde a concepção , na família e na sociedade).

ESCOLA NOVA OU PEDAGOGIA NOVA

O Final do século XIX e início do século XX constituem um período marcados por tantas inovações tecnológicas que revolucionou o mundo.

No âmbito , a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reformas educativas , visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e as novas realidades . Assim começa o movimento da Escola Nova .

O movimento da escola nova foi um esforço de renovação educacional . Esse movimento tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento ( Biologia , Psicologia e Sociologia ... etc.)

A Escola nova pretendia ser , fundamentalmente um movimento de pedagógica - didáctica de cunho técnico , tendo aplicar na prática educativa, e mais especificamente na organização escolar e nos procedimentos de ensino.

A Escola Nova tinha como objectivo substituir a educação tradicional , autoritária e passiva , por uma educação liberal ou nova , preocupada em desenvolver a personalidade integral do aluno e a sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem.

Por exemplo , era necessário que o aluno passesse a ser visto como o centro do processo de ensino, alguém com capacidade de construir o seu próprio conhecimento e que passasse a reinar a democracia no ensino . É nesta perspectiva que surgem os pedagogos da escola nova .

Dentre esses pedagogos destacam-se :

1. Anton Makarenko ( 1888-1939) - Foi pedagogo e pedagogista ucraniano que se especializou no trabalho com menores abandonados , essencialmente os que viviam nas ruas que estavão associados ao crime .

De acordo com o Makarenko , o jovem deveria ser educado em uma escola baseada na vida em grupo e na disciplina .

2. K . Ushinsky ( 1823-1871) - Foi um professor e escritor russo , considerado o fundador da pedagogia científica na Russia.

Para o K. Ushinsky a Pedagogia não deveria ser baseada na experiência pessoal, mesmo que fosse bem-sucedida , a teoria deve ser acompanhada pela prática.

3. Paulo Freire - expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho , de ensino , de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando , porque a escola é o esvoaço privilegiado para pensar.

ATT: Ainda vamos encontrar muitos outros pedagogos da escola nova como : J. Piaget , Maria Montessori , Ovide Decroly ... Etc.

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA NOVA.

Regina Celia , na sua obra " Curso de Didáctica Geral " , apresenta nove pressupostos , mas aqui vou apresentar apenas três :

1. A Pedagogia e a Didáctica devem desprender-se do empirismo e da rotina , adotando uma atitude critica , dinâmica de investigação constante.

2. A aprendizagem é um processo dinâmico , que depende da atividade mental do educando.

3. O ensino deve centra-se no educando , preocupando-se em desenvolver seus processos mentais de pensamento ( observação , comprovação de hipóteses , espírito critico , capacidade de analisar e julgar ) .

@ECSED, agradece pelo contacto que mantiveste em ler esse maravilhoso conteúdo com fito de fazer-lhe compreender o percurso da pedagogia.
Fique sempre ligado conosco, Juntos somos o futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text

R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

Sample Text