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quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Padronização em atendimento ao público



Aula n° 08
Tipo de Aula : Nova
Data:13 -08-2020      
Curso : Atendimento ao público.
.
Sumário : padronização em atendimento ao público.

No momento do atendimento, os canais de comunicação já foram previamente definidos/padronizados.
Podemos destacar outra classificação de barreiras à comunicação. Vejamos: O objetivo de dar visibilidade às necessidades, experiências e expectativas do cliente torna o atendimento no setor público similar ao oferecido na iniciativa privada, simbolizado pela máxima “o cliente sempre tem razão”.

Há semelhanças no atendimento, mas a questão peca em falar que o cliente (cidadão) sempre tem razão. No setor público, é preciso considerar sempre a legalidade. Sendo assim, o atendimento ao cidadão não pode contrariar a lei.
Os objetivos da organização, os processos organizacionais e a estrutura precursora da conformação dos problemas da organização influenciam a qualidade do atendimento ao público.

O atendimento ao público, como qualquer atividade dentro do órgão, deve sempre estar alinhado aos objetivos traçados pelo órgão. Além disso, a forma como são organizados os processos também é fundamental. O atendimento ao público é um processo que precisa ser anualizado (manual de atendimento ao público). Por fim, a forma de resolver problemas e conflitos também afeta a maneira como o servidor soluciona questões suscitadas pelo cidadão ou situações colocadas no atendimento.
O tempo excessivo de espera do usuário constitui o principal indicador da perda de qualidade do serviço de atendimento ao público.

Quando o Cespe generaliza alguma coisa, pode desconfiar. “Principal indicador da perda”: há vários fatores que demonstram perda de qualidade. O tempo de espera  é um deles, mas não é o principal. Além da espera, podemos ter a falta de treinamento do servidor, a falta de banalização do atendimento, a falta de um ambiente adequado para o atendimento.


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Trabalho em equipe- como liderar uma equipe


CURSO DE LIDERANÇA

AULA Nº 07

Tema: TRABALHO EM EQUIPE - COMO LIDERAR UMA EQUIPE? 

O trabalho em equipe é essencial para a obtenção de bons resultados em qualquer organização. Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores pode fazer toda a diferença em uma empresa.

Obtenção de resultados, realização de objetivos, relação interpessoal construtiva e sucesso são algumas das vantagens em trabalhar em equipe. As empresas no mercado atual buscam, cada vez mais, um perfil profissional que saiba gerenciar essa habilidade.

Pessoas que conseguem manejar o trabalho em equipe apresentam um alto nível de satisfação e ajudam na obtenção de resultados. O trabalho em equipe harmonioso resulta em maior rapidez e eficiência no ambiente corporativo.

O QUE É TRABALHO EM EQUIPE?

Trabalho em equipe pode ser definido como os esforços conjuntos de um grupo ou sociedade visando a solução de um problema. Ou seja, um grupo ou conjunto de pessoas que se dedicam a realizar determinada tarefa estão trabalhando em equipe.

Essa denominação se origina da época logo após a Primeira Guerra Mundial. O trabalho em equipe, através da ação conjunta, possibilita a troca de conhecimentos entre especialistas de diversas áreas.

Como cada pessoa é responsável por uma parte da tarefa, o trabalho em equipe oferece também maior agilidade e dinamismo.

Para que o trabalho em equipe funcione bem, é essencial que o grupo possua metas ou objetivos compartilhados. Também é necessário que haja comunicação eficiente e clareza na delegação de cada tarefa.

Um bom exemplo de trabalho em equipe é a forma que times esportivos são divididos. Cada jogador possui uma função específica, devendo desempenhá-la bem sem invadir o espaço e função dos seus companheiros de time.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NAS EMPRESAS

O trabalho em equipe é essencial no meio corporativo. Como desenvolver um produto ou oferecer o serviço normalmente envolve um leque enorme de especialidades e setores, é essencial que todos trabalhem em conjunto.

Funciona da mesma maneira que o time esportivo: cada um se especializou em uma função. Para que a equipe funcione bem, é preciso que todos se dediquem à sua especialidade, colaborando sem atropelar o trabalho dos seus companheiros.

A diferença de pensamento e visão entre pessoas distintas é fundamental para uma resolução de problemas eficiente. Quanto mais perspectivas uma equipe tiver sobre um único problema, mais fácil é encontrar a melhor solução possível.

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA SUA CARREIRA

Cada vez mais as organizações valorizam colaboradores que apresentam facilidade com trabalho em equipe. Como a grande maioria das tarefas e serviços requerem a atuação de diferentes setores profissionais, colaborar e se comunicar bem é mais do que essencial.

A capacidade para trabalho em equipe possibilita que você apresente melhores resultados e mais eficiência. Além disso, um ambiente corporativo composto por pessoas que se comunicam bem e colaboram sem problemas é mais harmonioso, melhorando muito a qualidade de vida de todos os envolvidos.

O trabalho em equipe é uma habilidade fundamental para bons líderes. Por isso, se a liderança está no seu plano de carreira, você precisa desenvolver essa capacidade.

PRINCIPAIS HABILIDADES PARA TRABALHAR BEM EM EQUIPE

O trabalho em equipe é uma competência composta de diferentes habilidades. São capacidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas, e que devem ser trabalhadas por todos os profissionais. Independente da sua área, o autoconhecimento visando a melhora nunca deve cessar.

GERENCIAR CONFLITOS

Grande parte dos profissionais procura evitar os conflitos a todo custo. No entanto, muitas vezes eles aparecem, e ignorá-los não é uma maneira saudável ou eficiente de proceder. Para trabalhar em equipe efetivamente, é preciso identificar, gerenciar e resolver conflitos.

Para isso, é necessário desenvolver um conjunto de habilidades sociais. Destacam-se a empatia e a assertividade. A empatia é fundamental para que você consiga acessar o ponto de vista das outras pessoas, compreendendo a situação por diferentes perspectivas.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Se comunicar de forma clara e eficiente é essencial para um bom trabalho em equipe. Alinhar as metas e objetivos é o primeiro passo para que tudo funcione sem problemas. Quando todos os colaboradores entendem qual a direção que devem seguir com o trabalho, é mais fácil orquestrar a execução.

A comunicação também é importante para que todas as partes saibam o que é esperado delas. A delegação de tarefas deve ser clara, e ser respeitada. Novamente, a assertividade será uma habilidade essencial para a boa comunicação.

Quando um colaborador não sabe expressar seus limites, pode acabar pressionado a aceitar prazos que não pode cumprir ou tarefas que não sabe realizar. Isso prejudicará tanto o desempenho da equipe, quanto a confiança dos colaboradores. E claro, o produto final também será amplamente afetado.

PROATIVIDADE

A pro atividade é antecipar necessidades e, de forma autônoma, todas as atitudes para atendê-las. Para o bom trabalho em equipe, é preciso que todos os colaboradores tenham a habilidade de identificar situações-problema antes que elas aconteçam. O mais importante, no entanto, é tomar uma atitude e oferecer soluções.

Uma equipe formada por colaboradores proativos tem um funcionamento mais eficiente. Os resultados são melhores e obtidos de forma mais rápida. Essa característica também possibilita que os processos sejam otimizados, elevando a qualidade do trabalho como um todo.

INOVAÇÃO

A criatividade e inovação são habilidades capazes de transformar a forma que uma equipe interage. Para o bom trabalho em equipe, é preciso que seus integrantes estejam sempre inovando os processos e procurando soluções criativas. Isso possibilita a obtenção de melhores resultados, aumento da eficiência e otimização dos processos.

CONFIANÇA

Não existe trabalho em equipe sem confiança mútua. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte das tarefas e acreditar no potencial de seus companheiros. Quando você confia no resto na sua equipe, consegue delegar tarefas sem temer pela qualidade do produto final.

Isso é especialmente verdadeiro para os líderes. Muitos gestores cometem o erro de praticar a microgestão, tentando controlar todos os aspectos das tarefas de toda a equipe. Isso passa aos colaboradores a mensagem de que o líder não confia em suas habilidades, afetando o relacionamento entre a equipe, a autoconfiança e a motivação.

RESPEITO

O respeito mútuo é importantíssimo para o bom trabalho em equipe. Colaboradores que não se respeitam como profissionais e como pessoas jamais terão um bom relacionamento. Sem o respeito, nenhuma outra habilidade que citamos anteriormente é possível.

Para estimular o respeito entre a equipe, é necessário trabalhar as habilidades de empatia e construir uma boa convivência entre os membros. Dinâmicas e exercícios de team building são ferramentas valiosíssimas nesse cenário.

SAIBA QUE:

O trabalho em equipe sempre gera mais resultados que qualquer atividade executada individualmente. Quando um profissional se entrega a esse conceito, pode não somente contribuir para a obtenção de resultados como agregar valores profissionais a si mesmo.

O trabalho em equipe pode ser uma exigência atual do mercado. No entanto, aprender a lidar com relações interpessoais, aceitar opiniões, saber ouvir e expor suas opiniões de forma inteligente acabam sendo benéficos também para o desenvolvimento pessoal.

As habilidades desenvolvidas a fim de trabalhar melhor em equipe são competências que melhoram muitos outros setores da vida. Além do profissional, quem investe nesse desenvolvimento notará melhoras nos relacionamentos pessoais e na capacidade de expressão. Além disso, essas competências são capazes de aumentar a autoestima e autoconfiança, melhorando a qualidade de vida de forma geral.

COMO LIDERAR UMA EQUIPE?

Um bom líder está à frente de sua equipe, e o sucesso dela está na forma com a qual ele conduz a sua gestão.

Por meio de incentivos e desenvolvimento de autoestima, o líder deve alinhar os objetivos de seus colaboradores. É fundamental entender quais são as captações da equipe e sincronizá-las às metas da organização. O esforço praticado cria uma atmosfera positiva, de cordialidade e bem-estar.

Para que o trabalho em equipe possa trazer bons resultados, é preciso ter uma visão ampliada do negócio exercido. O papel de um líder é traçar estratégias de maneira efetiva.

Harmonização do ambiente de trabalho, treinamento de coaching para auxílio no desenvolvimento, habilidade de ouvir e falar, reconhecimento e feedbacks são grandes estratégias para promover maiores resultados. Essas são as principais características de uma liderança que realmente inspira o trabalho em equipe.

Então, essa foi a nossa 7ª aula do curso de liderança e esperamos que tenham gostado, fiquem atentos nas próximas aulas. e lembre-se, terminar o curso todo mundo pode porém só os determinados aprendem.

O que é ser um líder e como tornar



CURSO DE LIDERANÇA

AULA Nº 06

Tema: O QUE É UM LÍDER? E COMO TORNAR-SE UM.


Valorizamos neles. Então, como ser um bom líder? Quais suas características, que inspiram pela coragem e resiliência? Estas grandes personalidades não são apenas confiantes, mas confiáveis. E sempre serão lembrados pelos colegas de trabalho com uma distinção quase que natural. Sua presença deixa os colaboradores seguros, apoiando iniciativas que fortalecem a cultura organizacional. E como eles fazem tudo isso? Como ser um bom líder?

O QUE É SER UM LÍDER?

Imagine mais uma vez o tabuleiro de xadrez.

Antes de iniciar o jogo, as peças são posicionadas, o cronômetro zerado e as primeiras estratégias traçadas. Conforme os movimentos são realizados, os jogadores estudam as posições, o papel de cada peça naquele minuto da partida; apenas o movimento certo levará à vitória.

É assim também o papel do líder; cabe a ele analisar o capital humano disponível em sua equipe, conectá-lo ao propósito da empresa e complementar suas forças e talentos através do trabalho do grupo.

E que grande desafio é esse!

Para se jogar xadrez, é necessário conhecer as regras, o movimento das peças, o timing ideal e sempre estar um passo à frente do adversário.

Como citado em dos episódios da série “Lie to me”, “Um bom jogador de xadrez pensa cinco movimentos à frente. Um ótimo jogador pensa um movimento à frente, mas sempre é o movimento certo”. Assim também é no mundo corporativo.

O verdadeiro líder é aquele que conhece as suas forças, os seus valores, as forças e valores de cada membro de sua equipe e as utiliza na potencialidade máxima para movimentar, inspirar, engajar e conduzir sua equipe a vencer os desafios cotidianos e a cumprir as metas em direção à visão da empresa.

COMO SE TORNAR UM GRANDE LÍDER

era um grande líder é uma capacidade que nasce com a pessoa? Certamente não, pois existem líderes de todos os sexos, idades e perfis diferentes. O que une todos os grandes líderes são alguns princípios que são fundamentais para que eles tenham o respeito e confiança dos seus colaboradores. E, o mais importante: estes princípios podem ser aprendidos por qualquer um.

Principais características para se tornar um grande líder.

- Elimine as barreiras para o bom trabalho
- Uma palavra: faça
- Esteja sempre aberto
- Assuma a responsabilidade

ELIMINE AS BARREIRAS PARA O BOM TRABALHO

O foco de um grande líder não deve ser se tornar a pessoa mais importante dentro do ambiente de trabalho, centralizando decisões e monopolizando o conhecimento. Na verdade, o objetivo de um bom líder é o oposto disso: fazer com que os processos de trabalho sejam tão orgânicos e eficientes, que os colaboradores praticamente não necessitarão de seu líder. Claro que este é um objetivo imaginário, praticamente impossível de ser alcançado, mas deve ser sempre o seu foco.

A principal função do líder deve ser eliminar as barreiras para que seus colaboradores realizem o melhor trabalho possível.

UMA PALAVRA: FAÇA

O mundo está cheio de pessoas com ideias geniais e um belo discurso. Muito poucos, porém, são aqueles que realmente fazem e esta é uma característica que não pode faltar a você. Possuir carisma e um discurso inspirador pode ser um elemento adicional, mas de forma alguma é pré-requisito para um líder. Ele deve inspirar não apenas pelas palavras, mas pelas ações que toma no dia a dia.

Seja o líder que resolve os problemas dos seus colaboradores, implementa novas ideias e briga quando precisa brigar.

ESTEJA SEMPRE ABERTO

Um grande líder tem que ter o pulso forte e, muitas vezes, tomar decisões que vão na direção contrária a do pensamento dos seus colaboradores. Isto não significa, porém, que você não deve ouvir muito e estar sempre aberto para as opiniões, ideias e explicações de seus funcionários.

Como dito em outro tópico, o líder não detém o monopólio do conhecimento. Ao se manter aberto e ouvir seus colaboradores, você aumenta muito a chance de resolver os problemas da empresa e implementar ideias inovadoras.

Nunca seja um líder de difícil acesso, sempre deixe aberto canais simples de comunicação, ouça com atenção e sempre tente dar alguma resposta para os seus colaboradores, mesmo que não seja imediata.

ASSUMA A RESPONSABILIDADE

A capacidade de assumir a responsabilidade pelo trabalho realizado por seus colaboradores é uma das principais características de um grande líder. Você pode (e deve) permitir que seus funcionários tenham iniciativa, mas saiba que no fim das contas a responsabilidade pelo trabalho da equipe será sempre sua, especialmente no plano externo.

Internamente, você poderá cobrar seus colaboradores, identificando as responsabilidades por um eventual problema. Mas será você o responsável por responder aos clientes, fornecedores ou superiores quando algum trabalho da sua equipe não sair como esperado.

A CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE LÍDER

Qualquer pessoa pode se tornar um grande líder, desde que siga alguns princípios e se esforce diariamente para ganhar o respeito e confiança de seus colaboradores. Primeiramente, o grande líder não é aquele que toma todas as decisões, mas o que consegue eliminar as barreiras para que seus funcionários consigam realizar o melhor trabalho possível. Ele também deverá assumir a responsabilidade pelo trabalho desses colaboradores.

Além disso, um líder realmente inspirador é o que faz as coisas acontecerem, não aquele que tem um belo discurso mas realiza poucas coisas. Outra característica muito importante é a abertura para ouvir as ideias, soluções e explicações de seus colaboradores, além da capacidade de lhes dar respostas às suas demandas.

Após esta aula, estás preparado para ser um grande líder?

Então, essa foi a nossa 6ª aula do curso de liderança e esperamos que tenham gostado, fiquem atentos nas próximas aulas. e lembre-se, terminar o curso todo mundo pode porém só os determinados aprendem

Definição e Objecto de Estudo da Didáctica. ECSED

Curso de Reforço Pedagógico 

Disciplina : Didáctica Geral.
Aula n° 07
Tipo de Aula : Nova ou de Novos Conteúdos.

Tema: Didática : Técnica de Instrução e Ensino.
Assunto: Definição e Objeto de Estudo da Didática.

A Didática surgiu XVII quando se criou as condições do aparecimento da Pedagogia . Dentro os muitos pedagogos que contribuíram para a evolução da mesma destacam-se : Comenius , Sócrates, Rousseau , Pestalozzi e Herbart.

DEFINIÇÕES DA DIDÁCTICA.

Existem porém várias definições de Didática , não a bastante os teóricos convergem num ponto : a técnica ou arte de ensino , assim sendo veremos algumas definições :

RATKE , pedagogo Alemão , introduziu o termo Didática e a conceituou como * Arte de Ensinar ligada a metodologia de ensino.

COMENIUS , definiu-a como : a ciência ou a arte do bem ensinar.

AGUAYO, citado por PILETT : Didática é a técnica de estimular , dirigir , e encaminhar , no decurso da aprendizagem , a formação do homem.

Segundo J. C. LÍBANÊO :

Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto , no qual os objetivos , conteúdos , métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.

Resumindo : Didática estuda o processo de ensino e aprendizagem. Logo o seu objecto de estudo é " Processo de Ensino e Aprendizagem.

DIVISÃO DA DIDÁCTICA.

Como todos sabemos a Didáctica está dividida em duas partes :

Didáctica Geral : estuda os princípios , normas e técnicas que devem regulamentar qualquer tipo de Ensino para qualquer tipo de aluno , ou seja nos da uma visão geral do processo de ensino e aprendizem.

Didáctica Especial ou Específica: estuda os aspectos técnicos de uma disciplina ou faixa de escolaridade.

Ex.: Didáctica do Ensino da Língua Portuguesa , de Matemática , História ... etc.

CATEGORIAS FUNDAMENTAISDA DIDÁCTICA.

As categorias fundamentais da Didáctica são :

1. Educação.
2. Ensino.
3. Instrução.

OBJECTIVOS DA DIDÁTICA.

1. Determinar o conteúdo de Ensino ( Aquilo que o aluno necessita).
2. Investigar os métodos de ensino e as formas de organização do processo docente ( trabalho do Professor ) , se estes estão na apropriação dos conhecimentos e objectivos.
3. Formular regras e princípios que regem o processo de ensino e aprendizagem.

RELAÇÃO DA DIDÁCTICA COM OUTRAS CIÊNCIAS.

A Didática apoia-se nos dados de outras ciências , principalmente aqueles que têm como objecto material " o homem " para estudar o processo de ensino e aprendizagem.

As ciências como a Biologia, a Psicologia, a Sociologia , a Antropologia , a Economia e outras , têm dado um contributo muito importante à Didática .
.
A Biologia , por exemplo: estuda a estrutura e o funcionalmente do organismo do homem , estes dados são importantes à Didática na medida em que ajuda a perceber como o funcionamento do corpo interfere na aprendizagem do aluno

A Educação Angolana ECSED


Curso De Reforço Pedagógico.
Disciplina: Pedagogia Geral.
Aula n° 06
Tipo de aula: Nova

A Educação Angolana .

Segundo a lei 17/16 de 7 de Outubro que aprova os subsistemas de Educação e Ensino , no seu artigo n° 2 defini que:

A educação é um processo planificado e sistematizado do ensino e da aprendizagem, que visa preparar de forma integral o individuo para as exigências da vida individual e colectiva.

PRINCÍPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO ANGOLA .

O sistema de educação e ensino rege-se pelos seguintes princípios:

1- Legalidade.
2- Integridade.
3- Laicidade .
4- Universalidade .
5- Democraticidade.
6- Gratuidade.
7- Obrigatoriedade
8- Intervenção do Estado .

I° E II° REFORMA DA EDUCAÇÃO ANGOLANA .

Dois a pois à independência de Angola , em 1977 é aprovado o primeiro sistema educativo em Angola e foi implementado pelo Ministério da Educação em 1978 .

Em 2001 é aprovado a Primeira Reforma educativa , que contem uma organização por subsistemas de formação e Ciclos de ensino , que defini o novo sistema educativo.

De notar que este currículo de reforma de 2001 teve sua implementação em 2004 , quando se efectua a segunda reforma .

A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DA EDUCAÇÃO E ENSINO DE ANGOLA .

O sistema de educação e ensino é unificado e esta constituído por: Seis subsistemas de ensino e quatro níveis de ensino .

OS SUBSISTEMAS DE ENSINO SÃO :

1- Educação Pré-Escolar.
2- Ensino Gera.
3- Ensino Técnico-Profissional.
4- Formação de Professores.
5- Ensino de Adultos .
6- Ensino Superior.

OS NÍVEIS DE ENSINO SÃO:

1- Educação Pré-Escolar .
2- Ensino Primário.
3- Ensino Secundário (I° e II°Ciclo).
4- Ensino Superior .

PILARES DA EDUCAÇÃO SEGUNDO A UNESCO.

Segundo a UNESCO ( 1998; 89 ), submeterá a educação a uma dura obrigação que pode parecer , à primeira vista , quase contraditória . A Educação deve transmitir de fato , de forma maciça e eficaz , cada vez mais saberes e saber - fazer evolutivos .

Para a UNESCO a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares que são :

1. Aprender a conhecer.
2. Aprender a fazer .
3. Aprender a viver juntos.
4. Aprender a ser.

LÍNGUA DE ENSINO EM ANGOLA.

Segundo a Lei 17/16 de 7 de Outubro de 2016 , no seu artigo n° 16 diz o seguinte :

1. O Ensino deve ser ministrado em Português.

3. Sem prejuízo do previsto no n° 1 do presente artigo , e como complemento e instrumento de aprendizagem podem ser utilizados línguas de Angola nos diferentes subsistema de ensino , nos termos a regulamentar em diploma próprio.

4. O Estado promove políticas públicas para a inserção e a massificação do ensino das principais línguas de comunição internacional, em todos os subsistemas de ensino , com a propriedade para o ensino do Inglês e do Francês.

Responsabilidade Social ECSED


Aula n° 07
Tipo de Aula : Nova
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Curso : Atendimento ao público.
.
Sumário : Responsabilidade Social

A responsabilidade social representa uma quebra de paradigma na maneira de fazer negócios no mundo atual. Antigamente, o empresariado preocupava-se apenas com situação de mercado das organizações. Hoje em dia, um ator fundamental entra em cena: a sociedade. A maneira correta de encarar a realidade, sendo responsável de forma socioambiental, é entender a importância da relação de mão dupla da empresa com a socie- dade, relação na qual a sociedade transforma o mercado e é transformada por ele. Um ponto importante quando falamos nesse novo ator é que o entendimento da realidade deve ser algo sistêmico, envolvendo o ecossistema com a qual a sociedade interage. Com esse novo entendimento, as empresas passam a visão de que o mercado não é algo fixo, algo imutável. A interação com o ambiente (sociedade e ecossistema) faz com que alterações ocorram constantemente no mundo empresarial.

As empresas que se engajam na responsabilidade socioambiental devem  intender que simples iniciativas isoladas são insuficientes. Essa responsabilidade só ocorre quando ela se infiltra na empresa como um todo, coexistindo nos vários setores da organização e representando um esforço conjunto para atingir objetivos sociais, ambientais e éticos.
Barreiras à Comunicação
Barreiras são obstáculos à efetiva comunicação. Elas podem ser classificadas da seguinte maneira: Pessoais (humanas): surgem das emoções humanas, dos valores de cada um, de maus hábitos de escuta, das diferenças de sensitividade. Distância psicológica entre pessoas é um exemplo de barreira pessoal. Quando se está assistindo uma palestra de alguém em que você não acredita, o entendimento tende a ter problemas. Relaciona-se com aspectos emocionais. O que devemos fazer em uma palestra? Quando estamos falando para uma plateia, é prudente que tentemos prender a atenção dos ouvintes. O palestrante deve incentivar que as pessoas percebam a importância do que está sendo falado para que elas entendam a mensagem. Físicas: são barulhos, distâncias grandes, problemas técnicos. Dificuldade de ouvir uma mensagem e espaços/distâncias são exemplos. Semânticas: são problemas com os significados, os conceitos, os símbolos, as interpretações de palavras. No Brasil, é fácil imaginar um problema de comunicação entre pessoas de estados diferentes, de culturas diferentes, onde palavras iguais possuem significados diferentes. Tente conversar com um português!!!

O profissional do atendimento ao público deve ser capaz de compreender, na comunicação com os usuários do serviço, os diferentes usos da linguagem. Certo. Isso mesmo. Cada pessoa é de um jeito, cada atendimento ocorre de uma maneira. Quando o assunto é comunicação, é possível que o servidor se veja em situações em que o cidadão não saiba se pronunciar de acordo com a gramática padrão, ou faça uso de gírias. O conhecimento dessas variações e preocupação em tentar entender é essencial no atendimento.
A comunicação mais efetiva e livre de ruídos no atendimento ao público pressupõe o uso de frases completas, com extensas e detalhadas explicações acerca do que se pretende informar.

Errado. Frases completas? Perfeito! Frases extensas? Não! Explicações detalhadas? Caso necessário, sim! Objetividade: quando no atendimento ao cidadão, é preciso ser objetivo, isto é, ater- -se estritamente ao foco da questão. É fundamental ser sucinto e claro nas respostas.

Ao atender um cidadão, o servidor público precisa escolher o canal de comunicação que melhor traduza a mensagem a ser transmitida.


Edição: @ECSED

Interesse e Atenção ECSED


Aula n° 06
Tipo de Aula : Nova
Curso : Atendimento ao público.

Sumário : Interesse e Atenção.




 O servidor deve demonstrar interesse e consideração naquilo que é solicitado. Para isso, a sua atenção e concentração no atendimento são essenciais. Ainda que pautado pela impessoalidade, o contato deve ser singular, pois “cada caso é um caso”.
5.  Presteza: é preciso ser gentil e veloz no tratamento de um assunto.
6.  Eficiência: o atendimento deve ser ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes. Vejamos um detalhamento sobre eficiência: Eficiência: fazer certo as coisas. Utilizar os recursos da melhor maneira possível, fazendo mais (produtos) com menos (insumos, mão de obra, recursos financeiros), sem desperdícios. É ser produtivo, ter bom desempenho. Eficácia: fazer a coisa certa. É fazer o que é certo para se alcançar um objetivo. É o alcance dos objetivos. Efetividade: fazer o que tem que ser feito. É causar o melhor impacto possível com as ações, é alcançar resultados. Além de atingir o resultado, é preciso gerar benefícios à sociedade. Equidade: garantir o direito de todos com imparcialidade. Igualdade. Tratar igual- mente os iguais e desigualmente os desiguais, conforme suas desigualdades. Eu não posso tratar um deficiente físico como eu trato uma pessoa sem deficiência física. É preciso, por exemplo, construir rampas, disponibilizar estacionamento exclusivo etc. Sou eficiente se produzo um carro utilizando 5 pessoas, se antes eu utilizava 10. Sou eficaz se produzo o carro planejado. Sou efetivo se o carro produzido gera impactos na sociedade, como a satisfação dos clientes ou a diminuição da emissão de poluentes.

7.  Tolerância: trata-se da capacidade de aceitar o diferente. Um servidor tolerante aceita atitudes que são diferentes das suas normas pessoais.

8.  Discrição: quando do fornecimento de informações, é fundamental ter discernimento e ser reservado para que seja demonstrada a confiança e a seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho. 

9.  Conduta: é preciso conhecer e respeitar as normas internas do órgão. Diante disso, o comportamento do servidor deve ser pautado por essas normas institucionais, com profissionalismo e com o entendimento de que ele representa o órgão no momento do atendimento. Ele é o espelho do órgão. Essa conduta deve ir além do ambiente de trabalho. 

10.          Objetividade: quando no atendimento ao cidadão, é preciso ser objetivo, isto é, ater-se estritamente ao foco da questão. É fundamental ser sucinto e claro nas respostas. É preciso dizer que todo o atendimento ao cidadão estará pautado pelos princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Conscientes de que resultados positivos só serão alcançados na medida em que o usuário esteja cada vez mais satisfeito, os órgãos públicos que realizam atividades de atendimento vêm investindo na busca da excelência do serviço.

Acerca do atendimento à população em órgãos públicos, assinale a opção correta.
a)                O atendimento ao usuário no serviço público deve ser customizado, pois o cliente deve ser compreendido como alguém com necessidades únicas.
b)               A satisfação de todas as necessidades do cliente é requisito básico ao atendi- mento de qualidade.

c)                A padronização e a uniformização dos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e a qualidade da prestação de serviços. 
d)               A prestação de informações fidedignas causa morosidade no atendimento e, consequentemente, sobrecarga de trabalho, o que, muitas vezes, justifica atendi- mento desinteressado. 
e)                As normas institucionais são preponderantes no atendimento ao público e ignorálas constitui conduta antiética.
Letra c. a) Errada. O atendimento ao usuário deve ser padronizado. A customização (personalização) é prática habitual na iniciativa privada, em que cada cliente possui uma especificidade que requer um tratamento diferenciado. No setor público, mesmo que as necessidades sejam diferentes, não pode haver customização. Customização vem de customer, que significa cliente em inglês.
b) Errada. Nem todas as necessidades do cliente são passíveis de atendimento. Às vezes, é possível que o usuário tenha uma necessidade insólita, uma necessidade que não diz respeito ao atendimento em si. d) Errada. O atendimento desinteressado nunca é justificado. Mesmo que a prestação de informações seja morosa (lenta), é imprescindível que elas sejam fidedignas.  

e) Errada. Não se trata de uma conduta antiética. Trata-se de uma conduta ilegal.

6 No que se refere aos requisitos necessários ao profissional do atendimento ao público, assinale a opção correta. 

a)                O conhecimento especializado e restrito à função de atendimento ao público é condição suficiente para que o profissional preste serviço de excelente qualidade.

b)               O atendente não precisa preocupar-se com as informações atuais acerca do serviço que presta e da função que exerce, visto que dispõe de manuais de consulta que lhe garantem, no momento que for necessário, a prestação da informação correta. 

c)                O atendimento ao público é uma atividade em que não se pode ser criativo, especialmente em situações de conflito e tensão, pois essa atitude pode comprometer o profissionalismo que a função requer. 

d)               A auto-observação e a observação do comportamento do cliente são dispensáveis nessa atividade, pois afetam a objetividade do atendente. 

e)                Caso não tenha desenvolvido habilidades de controle emocional, o atendente torna-se facilmente uma espécie de para-raios afetivo, captando as descargas emocionais dos clientes e entrando em sintonia com elas, quando as relações sociais do atendimento são envolvidas em situações de tensão e conflito com o público.

Letra e. Esse é o nosso gabarito. O atendente deve estar preparado para lidar com situações adversas e não se deixar afetar pelos conflitos oriundos do atendimento. 

a)                Errada. Outra palavra perigosa: suficiente. O órgão pode estar trabalhando perfeitamente, com tudo certo e com os melhores servidores. Contudo, nada pode garantir; nem sempre o conhecimento especializado e restrito à função de atendi- mento ao público pode ser suficiente para um excelente serviço. A situação específica é que ditará o êxito no atendimento. É lógico que toda essa preparação subsidia o sucesso, mas não garante, isto é, não é suficiente. Outro ponto é a restrição à função. Como temos falado, as equipes multifuncionais possuem muito mais chances de êxito no trabalho. 

b)               Errada. Muito pelo contrário. Ele só deve se preocupar. Outro ponto é a garantia dos manuais de consulta: não existe essa garantia.

c)                Errada. A criatividade é essencial para que o atendente possa lidar com as diversas situações que lhe são impostas. 

d)               Errada. O atendente deve, sim, observar a si próprio e o comportamento do cliente, para saber se está fazendo um bom trabalho. Essa observação permite que o atendente guie seu trabalho da melhor maneira possível.

São muitas as variáveis que interferem na execução do serviço de atendimento ao público. Considerando essas variáveis e a influência que elas exercem na qualidade do atendimento, assinale a opção correta. 

a) A prestação de serviço nas organizações públicas, que está diretamente relacionada ao próprio negócio, configura-se como missão dessas organizações. b) Ética no atendimento ao cliente é definida como o que é correto ou bom na conduta do atendimento, e a preocupação com o que deve ser feito limita-se ao que determinam as leis que regem o serviço realizado. 
c)                O conhecimento do atendente acerca do serviço a ser prestado é condição sufi- ciente para um atendimento de qualidade.
d)               O êxito da opção por uma forma diferenciada de prestação de serviços públicos pressupõe um atendimento que considere apenas padrões de excelência oriundos da organização do trabalho.
e)                A satisfação dos usuários não possui relação com as condições de trabalho do atendente.
Letra a. É missão dos órgãos públicos prestar serviço ao cidadão.

b)  Errada. A preocupação com o que deve ser feito não se limita ao que as leis de- terminam. É necessário se preocupar com o atendimento em si, ou seja, com o atendimento ao cidadão. O servidor deve ser criativo para lidar com situações adversas.

De qualquer forma, o atendente nunca pode agir de forma contrária às leis.
c)   Errada. Mais uma vez a palavra “suficiente”, que torna a assertiva errada. 
d)  Errada. A organização do trabalho não é suficiente para a efetividade do atendimento. O atendente precisa estar preparado e ser criativo.

e)  Errada. Possui total relação. Com boas condições de trabalho, o atendente tende a atender bem o cliente. Com um bom atendimento, as chances de satisfação do usuário são maiores.

Edição:@ECSED


 

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R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

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