
TIPOS DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
FONTES DE OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS POR UM EMPREENDEDOR.
Existem vários tipos de fontes de oportunidades a serem exploradas por um Empreendedor, destacamos as seguintes:
- Identificação da necessidade:
Qualquer negócio deve responder às necessidades de consumidores ainda sem resposta, preparando a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. Este é o tipo de oportunidade mais abrangente e que acaba por integrar todos os outros.
- Observação de deficiência:
Existem no mercado produtos/serviços passíveis de sofrer algumas alterações e melhorias (por exemplo, design de embalagem, serviço ao cliente, preço, espaços físicos...). Devemos, assim, pensar o que é possível melhorar em relação às outras empresas.
- Observação de tendências:
Analisar de forma aprofundada o mercado e observar as tendências locai, regionais, nacionais ou internacionais (por exemplo, hábitos de consumo, alteração de gostos e preferências, entre outras).
- Derivação da ocupação actual:
Muitos empreendedores deixam o seu emprego para iniciar a sua própria actividade, abrindo uma empresa. Isso acontece em muitos casos porque o empreendedor identificou a sua ideia de negócio com seu emprego anterior (por exemplo, um professor que abre um centro de explicação).
- Procura de novas aplicações:
A procura de novas utilizações para produtos/serviços que já existem. Através da análise e acompanhamento/avaliação dos produtos /serviços de outras empresas, o empreendedor pode encontrar formas de melhorar e adequar os produtos e serviços já
disponíveis no mercado, criando uma nova oferta para o mercado.
- Exploração de passatempos:
Através dos seus passatempos, os empreendedores podem identificar necessidades dos consumidores ainda não satisfeitas, ou, seja oportunidades de mercado. Por exemplo várias empresas direcionadas para atividades desportivas surgiram das ideias praticantes amadores que sentiram a falta de serviços e/ou produtos na sua prática desportiva.
- Moda:
Muitas oportunidades de negócio surgem com base numa moda, encontrando novos produtos/serviços que podem ir de encontro a um grande número de consumidores. O que acontece nestes casos, é que a moda é passageira, e o negócio pode ter um ciclo de vida muito curto.
- Imitação do sucesso de outras empresas:
São poucos empreendedores que criam empresas com produtos/serviços verdadeiramente novos, No entanto, para ter sucesso, é essencial analisar aprofundada mente os motivos pelos quais outras empresas estão a ser bem-sucedidas e onde é possivel incluir algumas forma de diferenciação.
Obs: Interagem e partilhem essa aula com amigos e em grupo.
Formador: Lopes Bibiana Ngongo
Edição: Samuel Nsimba Tando
Colaboração: ECSED
TIPOS DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
FONTES DE OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS POR UM EMPREENDEDOR.
Existem vários tipos de fontes de oportunidades a serem exploradas por um Empreendedor, destacamos as seguintes:
- Identificação da necessidade:
Qualquer negócio deve responder às necessidades de consumidores ainda sem resposta, preparando a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. Este é o tipo de oportunidade mais abrangente e que acaba por integrar todos os outros.
- Observação de deficiência:
Existem no mercado produtos/serviços passíveis de sofrer algumas alterações e melhorias (por exemplo, design de embalagem, serviço ao cliente, preço, espaços físicos...). Devemos, assim, pensar o que é possível melhorar em relação às outras empresas.
- Observação de tendências:
Analisar de forma aprofundada o mercado e observar as tendências locai, regionais, nacionais ou internacionais (por exemplo, hábitos de consumo, alteração de gostos e preferências, entre outras).
- Derivação da ocupação actual:
Muitos empreendedores deixam o seu emprego para iniciar a sua própria actividade, abrindo uma empresa. Isso acontece em muitos casos porque o empreendedor identificou a sua ideia de negócio com seu emprego anterior (por exemplo, um professor que abre um centro de explicação).
- Procura de novas aplicações:
A procura de novas utilizações para produtos/serviços que já existem. Através da análise e acompanhamento/avaliação dos produtos /serviços de outras empresas, o empreendedor pode encontrar formas de melhorar e adequar os produtos e serviços já
disponíveis no mercado, criando uma nova oferta para o mercado.
- Exploração de passatempos:
Através dos seus passatempos, os empreendedores podem identificar necessidades dos consumidores ainda não satisfeitas, ou, seja oportunidades de mercado. Por exemplo várias empresas direcionadas para atividades desportivas surgiram das ideias praticantes amadores que sentiram a falta de serviços e/ou produtos na sua prática desportiva.
- Moda:
Muitas oportunidades de negócio surgem com base numa moda, encontrando novos produtos/serviços que podem ir de encontro a um grande número de consumidores. O que acontece nestes casos, é que a moda é passageira, e o negócio pode ter um ciclo de vida muito curto.
- Imitação do sucesso de outras empresas:
São poucos empreendedores que criam empresas com produtos/serviços verdadeiramente novos, No entanto, para ter sucesso, é essencial analisar aprofundada mente os motivos pelos quais outras empresas estão a ser bem-sucedidas e onde é possivel incluir algumas forma de diferenciação.
Obs: Interagem e partilhem essa aula com amigos e em grupo.
Formador: Lopes Bibiana Ngongo
Edição: Samuel Nsimba Tando
Colaboração: ECSED
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