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terça-feira, 4 de agosto de 2020

Tipos de liderança ECSED



Hoje iremos falar concretamente sobre os tipos de liderança.

Espero compreensão de todos!


AULA Nº 02

Tema: TIPOS DE LIDERANÇA

“Liderança é ação, e não posição.” Assim dizia Donald H. McGannon, que foi um dos grandes executivos e líderes da TV americana. De fato, conhecer as funções e os tipos de liderança é importante, contudo mais do que um cargo ou uma posição na hierarquia, liderar é ter uma atitude empreendedora. Isso representa ter movimentos que inspiram, guiam, motivam, instruem, corrigem, orientam, influenciam e oferecem aos liderados o melhor caminho para a conquista dos resultados e para o seu crescimento profissional e humano.

Nunca, como nos dias atuais, se deu tanta atenção ao trabalho dos líderes e, isso, se deve, em grande parte, ao melhor entendimento da importância do seu papel tanto dentro como fora das organizações. Um líder, além de promover as metas da empresa e a sua evolução contínua, precisa estar verdadeiramente comprometido em promover o desenvolvimento das pessoas que a compõe.

Se você é líder ou deseja se tornar, eu convido você por meio da leitura desta aula a refletir sobre a importância do seu papel de liderança, sobre seu impacto na vida das pessoas que lidera, bem como na sociedade e na economia do nosso país. Para isso, convidamos também a conhecer quais os tipos de lideranças que existem e a analisar e entender junto comigo como estes modelos de gestão de pessoas impactam direta ou indiretamente em seus resultados e nos de sua equipe de profissionais.

TEORIAS DA LIDERANÇA

Antes de nos atermos aos principais tipos de liderança é importante entender de onde eles vieram, ou seja, de quais ideias eles provem. Isso é essencial para compreendermos melhor como cada perfil de líder se forma e, especialmente, como o seu modo de pensar, ser e agir e de gerenciar os processos e as pessoas limita ou potencializa seu êxito profissional.

Teoria Situacional: argumenta que o verdadeiro líder é aquele que tem a capacidade de se adaptar às mais variadas situações numa empresa. Na prática, isso quer dizer que o gestor deve estar preparado para atender as demandas dos profissionais e da organização conforme as suas necessidades.

Teoria dos Traços: defende que algumas pessoas já nascem com características específicas que já apontam que elas possuem a competência nata para liderar. Assim, elas seriam muito mais propensas as assumir cargos de gestão do que aquelas que não apresentam estes mesmo sinais. Com base nesta ideia, o líder de uma empresa, por exemplo, deveria ser escolhido após a verificação de uma combinação de traços como: inteligência; aspectos físicos e personalidade. Estes três elementos seriam fatores essenciais para isso!

Teoria do Comportamento – segue uma linha bem diferente da anterior, argumentando que o líder não nasce, mas se torna líder a partir do treinamento, desenvolvimento e aprendizado e dos comportamentos que apresenta. Neste sentido, a liderança pode tanto ser orientada para resultados: para o alcance constante e crescente das metas (execução das demandas e produção), como para a convivência, que tem como foco a construção de uma relação mais humanizada e positiva entre a empresa e os seus funcionários.


Teoria dos Estilos de Decisão – reconhece três modelos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal. O primeiro centraliza todas as decisões em si; o segundo inclui, em parte, os colaboradores no seu processo decisório e, o terceiro deixa que eles mesmos, por si só, decidam quais são as melhores soluções e caminhos para a empresa.

Teoria da Atribuição – aqui a liderança não é escolhida pela empresa ou por terceiros, mas pelo grupo que por ela será liderado. É considerada uma forma altamente democrática de escolher uma gestão, pois permite que as pessoas se manifestem diretamente sobre quem elas gostariam que fosse a pessoa a conduzi-las. Vemos muito a aplicação deste modelo nas eleições políticas, por exemplo.

Teoria do Carisma – como nome mesmo sugere, aqui não importa se o líder já nasceu líder ou se se formou líder, mas que ele tenha muito carisma para cativar e influenciar as pessoas ao seu redor. A liderança carismática deve gerar empatia, conexão, vínculo e, por meio desta ligação, fazer com que as pessoas queiram, espontaneamente, caminhar ao seu lado, defender suas ideias e fazer o que ela diz.

PRINCIPAIS TIPOS DE LIDERANÇA

Liderança Autocrática (Foco no Chefe)

Neste modelo, o líder é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Com perfil de “chefe”, este gestor leva os seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando veementemente resultados, pressionando, não considerando suas sugestões e não permitindo que intervenham ou constem suas ações.

Nos dias atuais ainda vemos este tipo de liderança em muitas empresas e, podemos dizer, sem errar, que elas são uma das principais responsáveis pelo seu turno ver e perda de grandes talentos profissionais. Isso acontece porque sua forma de agir causa sempre tensão e descontentamento entre a equipe, promove um ambiente hostil e de forte pressão, o que desmotiva os funcionários e faz com que desejem sair a permanecer sob a gestão do líder autocrático.

Líder Democrático (Foco no Líder e na Equipe)

Este líder caminha na direção oposta do anterior, pois conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados. Para isso, sempre consulta a opinião da equipe, solicitando suas ideias e feedbacks e dando espaço para que proponha novas maneias de dissolver os problemas e conquistar as metas e resultados planejados.

Diferente do autocrático, que só pensa em si, o democrático pensa no bem-estar coletivo, em desenvolver seus profissionais e oferecer-lhes oportunidades reais de crescimento. Além disso, prioriza a qualidade de vida no trabalho, faz uma boa gestão do clima e contribui ativamente para que a equipe seja reconhecida e valorizada por seu empenho e dedicação à empresa.

A democracia no trabalho também estimula um ambiente onde as pessoas se sentem mais à vontade para demonstrar suas opiniões ou mesmo suas insatisfações. Torna a comunicação mais direta e efetiva, pois diminui os espaços entre as pessoas e faz com que desenvolvam um senso maior de grupo.

Líder Liberal (Foco na Equipe)

A liderança liberal é o extremo oposto da autocrática, pois defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Aqui o líder não é necessário, uma vez que este modelo entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes o suficiente de gerenciar o seu próprio trabalho sem a supervisão direta de alguém.

Contudo, embora possa parecer um sistema melhor, pois dá mais liberdade e autonomia, na maioria dos casos, os profissionais sem liderança direta podem acabar relaxando demais e não entregando os resultados esperados. Isso afeta diretamente não só a produtividade, mas a motivação, uma vez que a falta de feedbacks sobre o desempenho e a qualidade do trabalho também acabam prejudicando sua atuação e limitando o seu crescimento.

Liderança Situacional

É exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização. Ou seja, a Liderança Situacional é completamente adaptativa, sendo que o seu perfil de gestor é o daquele que consegue se adequar, com mais rapidez, agilidade, estratégia, inteligência e assertividade às suas necessidades e demandas específicas.

Líder Coach (Foco nas Pessoas e nos Resultados)

Empresas são os resultados de pessoas e, mais do que ninguém, o líder com habilidades de Coaching sabe muito bem disso. Diferente do que muitos possam pensam, o seu foco principal não é apenas conquistar mais e mais resultados para o negócio, mas identificar, treinar e desenvolver sua equipe de profissionais de acordo com suas competências, qualidades e gaps, de modo que assim, os colaboradores possam trazer a tona o seu potencial infinito e, consequentemente, atingir suas metas e objetivos e os da organização.

Liderança Transformacional

O estilo de liderança transformacional, como o próprio nome diz, está relacionado com a iniciativa de mudanças e transformação dentro das organizações e grupos. Líderes que seguem a linha transformacional são conhecidos por motivar os membros da equipe a fazer mais do que é determinado e, inclusive, ir além do que julgam possível.

Grupos liderados dentro desse estilo costumam lidar com expectativas mais altas e desafiadoras, e geralmente conseguem entregar ao líder um maior desempenho, devido ao comprometimento e satisfação na realização das tarefas.

Então, essa foi a nossa 2ª aula do curso de liderança e esperamos que tenham gostado, fiquem atentos nas próximas aulas. e lembre-se, terminar o curso todo mundo pode porém só os determinados aprendem.

A ouvidoria ECSED


Saudações a todos estudantes do curso de atendimento ao público.

Esperamos boa disposição! Para mais uma aula.

Hoje na nossa terceira lição, do curso #Atendimento ao público, falaremos concretamente sobre a ouvidoria

O que é ouvidoria?

 ouvidoria é um setor da empresa destinado, como o próprio nome já diz, a ouvir o cliente.

A ouvidoria é o órgão de uma instituição ou empresa que tem como objetivo atender e solucionar os problemas dos clientes com relação ao atendimento, envolvendo desde problemas técnicos em mercadorias até aqueles relacionados com entrega. Central de Atendimento ao Cliente

Quando o cliente deve acionar a ouvidoria?

Ouvidoria, ou central de atendimento de uma empresa deve ser acionada quando o cliente não se sentir atendido de forma eficiente, ou seja, depois que tiver entrado em contato com o setor que deveria ter solucionado o problema e ele não tenha sido resolvido de forma conveniente.
Através da ouvidoria, você, como cliente, pode fazer uma reclamação ou uma denúncia. Qualquer motivo que você tenha, como insatisfação, protesto com relação a um serviço prestado ou omissão por parte de qualquer setor ou de qualquer pessoa que lhe tenha atendido, pode ser repassado para a ouvidoria, que tem como obrigação lhe oferecer uma solução satisfatória.
ouvidoria tem um papel diferente dos outros canais de comunicação, uma vez que deve receber, avaliar e encaminhar as demandas, observando sempre o interesse do cliente. Cabe à ouvidoria resolver todos os problemas no menor prazo possível e de maneira totalmente objetiva.

As atividades da ouvidoria

Na ouvidoria existem pessoas especialmente treinadas para defender os direitos e interesses dos clientes, recebendo e avaliando as solicitações antes de encaminha-las para a busca de soluções, sempre mantendo seu foco dos direitos do consumidor.
Os conflitos e solicitações devem ser resolvidos pelo ouvidor de forma imparcial e transparente, podendo a ouvidoria ser considerada um setor totalmente independente e autônomo, garantindo a solução dos problemas com rapidez.

Os principais mandamentos da ouvidoria

Para atuar de forma totalmente independente, resolvendo os problemas dos clientes, a ouvidoria utiliza-se de algumas regras específicas, que podem ser consideradas como mandamentos ou como leis que não podem ser quebradas:

Analisar as reclamações evitando conclusões precipitadas

Assim que chega uma reclamação à ouvidoria, o seu responsável deve analisar o problema e evitar tirar qualquer conclusão precipitada.
Essa deve ser uma condição básica, já que é natural que um cliente pode ter vindo de problemas subsequentes, como atendimento, falha na entrega, defeito ou vício nos produtos comprados ou qualquer outro contratempo que pode ocorrer durante o processo de venda e logística.
Por mais que sejam graves as reclamações proveniente de um cliente, a ouvidoria deve ser imparcial, buscando saber a verdade sobre o caso, confirmando com os setores envolvidos, identificando a raiz do problema para propor uma solução satisfatória e, principalmente, para evitar que a situação ocorra novamente com qualquer outro cliente.

Assim, é importante que a ouvidoria tenha neutralidade e desta maneira que poderá agilizar a solução do problema apresentado.

2. Liberdade para agir com isenção

Uma ouvidoria não tem como funcionar se não tiver liberdade para apurar e encaminhar a solução de qualquer tipo de problema. Assim, ela só é subordinada à alta administração da empresa, e nunca aos setores em que deverá atuar para investigar as causas de qualquer problema ocorrido com o cliente.
Essa liberdade de ação para tomar atitudes de forma isenta possibilita que a ouvidoria possa levantar todas as causas de um problema apresentado, descobrir o que houve de errada durante o processo e, desta forma, apontar a solução e oferecer formas de trazer melhorias.
Uma ouvidora que depende de aprovações e de liberações para solucionar problemas não estará cumprindo com seu papel.

3. Competência para solucionar problemas

ouvidoria precisa ter eficiência na solução dos problemas e, portanto, deve apresentar resultados e não apenas isso, mas também continuar seu trabalho para reduzir qualquer tipo de reclamação futura que seja similar.
A empresa tem como principal obrigação atender os clientes de forma a mantê-los satisfeitos e receber o menor número possível de reclamações, ou seja, o ideal é que não haja qualquer tipo de insatisfação do seu cliente.
O trabalho da ouvidoria deve ser competente, no sentido de impedir que o número de reclamações aumente, sempre buscando aumentar o índice de satisfação do cliente e melhorar o relacionamento entre a empresa e seu público.

Uma empresa séria precisa ter uma ouvidoria

A ouvidoria não pode ser nunca vista como um luxo para as grandes empresas, mas sim para todas as que lidam diretamente com o público. As pequenas e médias empresas, que são mais influenciadas pelo atendimento são as que mais podem se beneficiar com a implantação da ouvidoria.
A empresa deve disponibilizar os canais para contato direto com a ouvidoria, com a instalação de um telefone 0800, um e-mail direto ou até mesmo o chat no seu site. Na Valejet.com você tem esses canais diretos de atendimento através de uma página específica voltada para isso e nossa Central de Atendimento (SAC).
É através desse canal que conseguimos chegar a um nível de satisfação próximo dos 100% e, acredite, nossa meta não é ambiciosa: chegar aos 100% é nossa obrigação.

Os Percursores da Pedagogia ECSED





Aula n° 02

Tipo de Aula : Combinada ou de Continuação.

Disciplina : Pedagogia Geral.
Assunto : Os Percursores da Pedagogia
Escola Nova ( Pedagogia Nova ).
Professor:Lopes Bibiana Ngongo

OS PERCURSORES DA PEDAGOGIA .

Como já vimos , só foi possível a Pedagogia tornar-se uma ciência e desenvolvida como tal , graças ao contributo de vários pedágios . Veremos alguns deles que mais se destacaram , contribuindo significamente para o surgimento e desenvolvimento desta ciência e os diferentes pontos de vista que tinham em relação ao seu componente principal ( a educação ) . Vejamos alguns deles :

1. Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778) - Nasceu na suíça e morreu em França , foi escritor , pedagogo e compositor . Fundamentou-sepela educação natural , segundo o qual , o homem por natureza é bom , mas a sociedade o corrompe . Seus escritos influenciaram bastante a pedagogia literária .

2. Juan Amos Comenius ( 1590-1670) - Nasceu na república checa , considerado pai da didáctica , foi sem dúvida o mais importante pensador educacional. As principais ideias educacionais de " Comenius " estão contidas em sua obra * Didáctica Magna * .
.
Comenius afirmou que em função do seu trabalho , o professor é o ser que está acima de todos os seres debaixo da terra . Por razões da sua cristianização , Comenius acreditava que o objectivo da educação é ajudar alcançar o ultimo fim do homem , que é a felicidade eterna com Deus .

3. Robert Owen ( 1771-1855) - Nasceu na Escócia no seio de uma família de um operário e desde cedo começou a viver do seu trabalho . Owen foi o primeiro a criar a primeira instituição pré-escolar no mundo para os filhos dos proletariados . Nesta instituição , não se desenvolvia o ensino religioso e tradicional que era o costume das escolas eclesiásticas que estava sub domínio dos clérigos naquela altura .

4. Sócrates ( 470-399) - Dos maiores filósofos e pedagogo da antiga Grécia, teve uma grande influência sobre a educação grega .

Sócrates não deixou nenhuma obra escrita . Ele ensinava a sua doutrina mediante conversas em forma de discursos nas praças e lugares públicos , ensinava os participantes por meio de perguntas e respostas . Atualmente o * Método Socrático * é bastante utilizado dentro do PEA ( processo de ensino e aprendizagem ).

5. F. Herbart ( 1776-1841) - Nasceu na Alemanhã . Foi professor de Filosofia e educação em diferentes universidades . Segundo Herbart o professor é o sábio que impõe todo saber ao aluno.

6. John Luck ( 1632 - 1704 ) - Defende que a mente de uma criança é um papel em branco , uma tábua rasa, onde o professor deposita os conhecimentos .

Professor , concordas com a ideia de Luck ?

Está ideia , porém , foi reprovada pelos chamados didacticos ou pedagogos da escola nova visto que a criança nasce com experiências vividas ( desde a concepção , na família e na sociedade).

ESCOLA NOVA OU PEDAGOGIA NOVA

O Final do século XIX e início do século XX constituem um período marcados por tantas inovações tecnológicas que revolucionou o mundo.

No âmbito , a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reformas educativas , visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e as novas realidades . Assim começa o movimento da Escola Nova .

O movimento da escola nova foi um esforço de renovação educacional . Esse movimento tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento ( Biologia , Psicologia e Sociologia ... etc.)

A Escola nova pretendia ser , fundamentalmente um movimento de pedagógica - didáctica de cunho técnico , tendo aplicar na prática educativa, e mais especificamente na organização escolar e nos procedimentos de ensino.

A Escola Nova tinha como objectivo substituir a educação tradicional , autoritária e passiva , por uma educação liberal ou nova , preocupada em desenvolver a personalidade integral do aluno e a sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem.

Por exemplo , era necessário que o aluno passesse a ser visto como o centro do processo de ensino, alguém com capacidade de construir o seu próprio conhecimento e que passasse a reinar a democracia no ensino . É nesta perspectiva que surgem os pedagogos da escola nova .

Dentre esses pedagogos destacam-se :

1. Anton Makarenko ( 1888-1939) - Foi pedagogo e pedagogista ucraniano que se especializou no trabalho com menores abandonados , essencialmente os que viviam nas ruas que estavão associados ao crime .

De acordo com o Makarenko , o jovem deveria ser educado em uma escola baseada na vida em grupo e na disciplina .

2. K . Ushinsky ( 1823-1871) - Foi um professor e escritor russo , considerado o fundador da pedagogia científica na Russia.

Para o K. Ushinsky a Pedagogia não deveria ser baseada na experiência pessoal, mesmo que fosse bem-sucedida , a teoria deve ser acompanhada pela prática.

3. Paulo Freire - expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho , de ensino , de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando , porque a escola é o esvoaço privilegiado para pensar.

ATT: Ainda vamos encontrar muitos outros pedagogos da escola nova como : J. Piaget , Maria Montessori , Ovide Decroly ... Etc.

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA NOVA.

Regina Celia , na sua obra " Curso de Didáctica Geral " , apresenta nove pressupostos , mas aqui vou apresentar apenas três :

1. A Pedagogia e a Didáctica devem desprender-se do empirismo e da rotina , adotando uma atitude critica , dinâmica de investigação constante.

2. A aprendizagem é um processo dinâmico , que depende da atividade mental do educando.

3. O ensino deve centra-se no educando , preocupando-se em desenvolver seus processos mentais de pensamento ( observação , comprovação de hipóteses , espírito critico , capacidade de analisar e julgar ) .

@ECSED, agradece pelo contacto que mantiveste em ler esse maravilhoso conteúdo com fito de fazer-lhe compreender o percurso da pedagogia.
Fique sempre ligado conosco, Juntos somos o futuro!

A qualidade no atendimento ao cliente ECSED



Bom dia caros estudantes, ECSED agradece pela vossa presença nessa sala virtual.
Como sabem esse é a nossa segunda aula.
Assim sendo , debruçaremos sobre a qualidade no atendimento ao público, daremos a continuação do conteúdo anterior.


Aula n° 02
Tipo de Aula : combinada . 
Curso : Atendimento ao público. .

Sumário : Qualidade no Atendimento ao Público.



Sabemos que somos mal atendidos diversas vezes quando precisamos ir a uma repartição pública. Contudo, ao resolver essas questões, principalmente na hora da prova, devemos abstrair essa realidade e pensarmos no atendimento ideal ao público. Assim, não podemos ser críticos ao resolvermos as questões. Uma palavrinha-chave quando o assunto é atendimento é a empatia. Veja: Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender o modo de pensar dele – conceito fundamental no marketing. O servidor deve ter empatia com o cidadão. Outro conceito importante: Homeostasia: equilíbrio dinâmico adquirido pela autor regulação/autocontrole.


 É a capacidade de se manter dentro de certos limites ao longo do tempo, em busca da estabilidade. O servidor público deve ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções do cidadão no momento do atendimento. Por isso, deve demonstrar empatia tanto na comunicação verbal quanto na comunicação não verbal. Certo. As emoções devem ser abstraídas da mensagem que foi transmitida. Entretanto, o atendente deve, sim, perceber que existe ali uma necessidade 


Maior, diferentes atitudes e emoções. Empatia: estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que a pessoa está sentindo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Introdução a Pedagogia ECSED



Aula n° 01 
Tipo de Aula : Nova .
 Disciplina : Pedagogia Geral 
Sumário : Breve História sobre Pedagogia. 


Antes do surgimento da " Pedagogia a " Educação " era transmitida de forma empírica ( sem regras ) e ninguém se lembrava de procurar um conjunto de métodos relativo ao fenómeno educativo . Só muito tempo depois apareceu o vocábulo " Pedagogia " para designar uma ciência e uma arte que tinha raizes antiquíssima quase tão velha como a própria humanidade e que veio ocupa-se no Estudo da mesma .

 No passado , mais concretamente na antiga Grécia , eram chamados pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças ( os filhos dos escravagistas ) nos mosteiros e igrejas , local onde decorria o ensino , na altura à igreja detinha o poder da educação . . Posteriormente , o significado deste termo adquiriu outro valor e começou a chamar- se " Pedagogo " a pessoa especialista em assuntos educacionais . . A palavra " Pedagogia " é de origem grega . Ela provém dos seguintes vocábulos gregos : . - Pais , piados = criança. - Agein , agogé = acção de conduzir ou guiar . 
- Logos = tratado ou estudo ou ciência 

 Literalmente a palavra " Pedagogia " significa : Condução da Criança .A Pedagogia surgiu no século dezassete ( XVII ) na etapa do capitalismo , pois foi neste período que apareceram Pedagogos que criaram sistemas pedagógicos ou de educação mais complexa o que permitiu que ela se desvinculasse da " Filosofia " adquirindo o seu objecto de estudo e o seu conceito universal. . Um dos principais responsável por tal feito foi " Juan Amos Comenius " o maior educador da história do séc. XVII , século do surgimento da Pedagogia .

 DEFINIÇÕES DA PEDAGOGIA. 
 
Existem várias definições da Pedagogia , nesta aula veremos algumas delas : . - Pedagogia : é o conjunto de conhecimentos inerantes a educação . Pode se dizer ainda , que é a ciência que estuda a educação . . - Pedagogia é a filosofia , a ciência e a técnica da educação, este conceito é completo porque abrange todos aspectos da pedagogia ( aspecto filosófico , científico e técnico ) . .

 CATEGORIAS DA PEDAGOGIA .

 A Pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo científico da educação . Deste modo podemos destacar as seguintes categorias fundamentais pedagógicas : .
 1. Educação. 
2. Auto-Educação. 
3. Instrução. 
4. Auto-Instrução. 5. Ensino.
TIPOS DE PEDAGOGIA. 
. Os tipos de pedagogia são : . 1. Pedagogia Tradicional. 2. Pedagogia Nova. 3. Pedagogia Tecnicista. . DIVISÃO DA PEDAGOGIA POR DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO. . 1. Discoplinas Filosóficas . a) História da Educação. b) Filosofia da Educação. c) Educação Comparada. b) Política Educacional. . 2. Disciplinas Científicas. a) Biologia Educacional. b) Psicologia Educacional. c) Sociologia Educacional. . 3. Disciplinas Técnicas. a) Administração Escolar . b) Higiene Escolar. c) Organização Escolar . 
d) Didáctica Geral ou Especial 
LEIS DA PEDAGOGIA .

 1. Todo processo educativo , a seu nível tem como fim a formação eo desenvolvimentodo homem. 2. O processo educativo escolarizado contribui essencialmente a socialização do homem. 3. O carácter condicionado e condicionante da educação escolar. 4. O sentido de que o processo educativo tem quw ser continuo e constante . .

 CARATERÍSTICAS DA PEDAGOGIA .
 
Se pode generalizar dizendo que as caraterísticas essenciais da Pedagogia são : .
 1. Sua projecção social.
 2. Sua orientação humanística. 
3. Seu carácter transformador. .
 
RAMOS DA PEDAGOGIA. 

. 1. Metologia de Ensino. 
3. História da Pedagogia.
 4. Teoria da Educação.
5. Organização e Gestão Escolar.
 6. Didáctica Geral e Especial.
 7. Psicologia Educacional. 
8. Praticas Pedagógicas. 

 FUNÇÕES DA PEDAGOGIA.

1. Estudar às leis que regem a direcção do processo pedagógico. 
2. Analisar, explicar e aplicaras experiências mais avançadas no campo da educação.
3. Reflectir as técnicas e proporcionar ao pedagogo o dominio dos métodos e estrategias modednas . 

Introdução a liderança ECSED


@ECSED-introdução ao curso de liderança

CURSO DE LIDERANÇA .
AULA Nº 01

TEMA: INTRODUÇÃO A LIDERANÇA .

Sejam bem-vindos ao curso de "Liderança" que esperamos que seja de grande proveito para todos.

O curso terá a duração de 15 dias contando a partir de hoje.

Bem, nós somos o ECSED uma organização social, cujo objectivo é promover o ensino e o desenvolvimento 


pessoal de todos estudantes através de um plano de EAD.(Ensino à distância).
Para dizer que a página é administrada por um professor, e um editor, nomeadamente Lopes Bibiana Ngongo e Samuel Nsimba Tando, Que sempre estarão aqui para acolmatar as possíveis e eventuais dúvidas, afim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Em um mundo cada vez mais competitivo quando o assunto é trabalho e reconhecimento, quem realmente prática a verdadeira liderança tende a ganhar destaque, e sair na frente da concorrência.

Neste curso vás aprender às melhores formas para se tornar um líder

Uma coisa é fato: ninguém nasce líder. Liderança é um constante exercício de aprendizagem e autoconhecimento. Um curso de liderança tem como objetivo desenvolver habilidades para que profissionais/gestores extraiam o melhor de sua equipe, bem como de si mesmo. 
No entanto, destacamos os seguintes temas: 

.
- TIPOS DE LIDERANÇA; 
-CARACTERÍSTICAS DO LÍDER;
- LIDERANÇA E PODER; 
- FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELOS LÍDERES; 
- O QUE É UM LÍDER? E COMO TORNAR-SE UM; 
- LIDERANÇA E REALIZAÇÃO DE GRUPO; 
- MANDAR É FACIL, DIFÍCIL É LIDERAR; 
- DIFERENÇA ENTRE SER LÍDER E SER CHEFE.


Entre outros temas.

COMO TIRAR PROVEITO DESTE CURSO?


Para tirar proveito deste curso o estudante deve fazer o seguinte:
1ª Deves sublinhar sempre as ideias que lhe pareçam mais relevante; 
2ª Aproveite todas as oportunidades para usar as técnicas aconselhadas. Só se aprende bem aquilo que se pratica; 
3ª Discuta o conteúdo deste curso com outras pessoas interessadas no assunto; 
4ª Faça Comparações das técnicas habituais de estudo com as técnicas aqui apresentados.

LIDERANÇA


Liderança é o ato de influenciar o comportamento das pessoas e levá-las ao bom desempenho de acordo com as suas necessidades e as das áreas nas quais atuam, é a habilidade de motivar, é o anseio de integrar pessoas em grupos, capacidade para controlar as mais diversas situações, tendo papel fundamental nas relações humanas e no desempenho e empenho de cada indivíduo.

A liderança é um conceito antigo, que foi se tornando essencial, ganhando espaço e credibilidade dentro das organizações, pois é a chave para o seu sucesso por ser considerada como fator decisivo na motivação dos colaboradores.


Segundo Hersey e Blanchard (1986, p. 104), Sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder potencial e a segunda o liderado potencial, não importando se esta última é o chefe, um colega, subalterno, amigo ou parente.

Existem vários conceitos sobre liderança, segundo Chiavenato (2005, p. 183), A liderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.


Contudo, de uma forma resumida, liderança liderança é pois um fenômeno de influência pessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista a transmissão de determinados objectivos.

O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como: planificar, informar, avaliar, controlar, estimular, recuperar, recompensar, etc. Contudo, liderar é essencialmente, orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objectivos ou metas. 

AS TEORIAS SOBRE LIDERANÇA, SEGUNDO CHIAVENATO.

Segundo Chiavenato (2000, p.89), podem ser classificadas em três grupos: Traços da personalidade: Segundo esta teoria, o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para uma função.

Estilos de liderança: Esta teoria aponta quatro estilos de liderança: autocrática, participativa, democrática e liberal. 
- Liderança situacional: (teoria Contingencial). Nesta teoria, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.

IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES


A liderança possui atributos importantes para as organizações. Empresas bem sucedidas devem parte do sucesso à liderança e consequentemente aos seus líderes pois, eles são fatores indispensáveis para o desenvolvimento e comprometimento dos colaboradores.

A liderança é essencial para o ciclo de vida da empresa como também para o seu crescimento, pois traz um enorme diferencial na relação com os colaboradores.

O líder deve conquistar o respeito dos liderados, através do reconhecimento, de apoio ou até mesmo críticas construtivas. 

DEVEMOS PRATICAR À LIDERANÇA ENQUANTO ESTUDANTES

Em quanto estudantes, já podemos desenvolver às características de um líder, isto é, desde os trabalhos em grupos, ou quando nos é dado o cargo de delegado.


Porém vale lembrar que, líderes não são apenas aqueles que ocupam cargos de liderança numa empresa. Existem pessoas que conseguem influenciar e direcionar equipes, mesmo em outras funções. Isso acontece porque, além da capacidade de entusiasmar os colegas de trabalho, elas têm uma boa inteligência emocional.

Então, para as pessoas trabalharem satisfatoriamente elas precisam de um líder que as conduza pelo caminho correto, pois um líder possui características como aconselhar seus liderados, inspirar entusiasmo. O líder preocupa-se sempre com seus liderados e acima de tudo faz com que a equipe de trabalho passe a ser um time, fazendo com que todos “vistam a camisa da empresa”, buscando sempre atingir objetivos e metas propostas pela organização.


Então essa foi a nossa aula introdutória sobre curso de Liderança, esperamos que tenham gostado e que estejam pronto para as próximas aulas.

DICAS IMPORTANTES:


- Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!

- Saiba que quanto mais aprofundaste seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais alunos dos cursos. . - Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.

- Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.


domingo, 2 de agosto de 2020

Qualidade no Atendimento ao Público ECSED


Aula n° 01 
Tipo de Aula : Nova . 
Curso : Atendimento ao público. 
Formador:Lopes Bibiana Ngongo . 
Sumário : Qualidade no Atendimento ao Público.
  
         1.1. Introdução

 Atender ao público é fundamental tanto nas organizações públicas quanto nas privadas. Essa fase de atendimento representa o espelho da entidade perante o público. Se o atendimento for bom, a imagem que o cliente/cidadão construirá sobre o órgão será boa. Caso contrário, o cliente não terá uma boa imagem do órgão. O atendimento envolve a racionalização dos serviços em relação ao pessoal de trabalho, ao material/equipamento utilizado, às instalações/edifícios e aos métodos de trabalho. Vejamos algumas técnicas que objetivam melhorar o atendimento ao público:

 • Informação visível, linguagem simples e que esclareça: quais os serviços prestados pelo órgão (deve-se evitar a citação de siglas entendidas somente internamente), quais os documentos exigidos, o horário de atendimento, o endereço e o telefone para futuras informações ou eventuais reclamações;

 • Sinalização adequada, encaminhamento bem orientado, fila de espera com todos sentados, presença (com indicação) de sanitários e bebedouros;  

• Horário ininterrupto no momento do almoço, estendendo-se além do expediente caso necessário; 
 • Maior utilização do telefone para fornecimento de informações, com informa- ções de destaque nos catálogos telefônicos; 
 
• Maior utilização da Internet para divulgação de informações; 
 • Tolerância quanto à forma dos requerimentos;
  • Fila com cobertura para evitar que o cliente tome chuva; 
 • Atendimento preferencial a idosos, gestantes e deficientes;  
 Ampla campanha de estímulo e esclarecimento sobre os diversos procedi- mentos adotados, novos ou velhos; 

 • Destinação de recursos para treinamento periódico e remuneração adequada para os profissionais de atendimento; O que é serviço de atendimento ao público? Atendimento ao Público corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer de 
quem prática muita responsabilidade e respeito. ... É há chamada excelência no atendimento, que vem sendo um dos maiores diferenciais competitivos em relação á atendimento ao público.
  
O que faz um atendimento ao público? O Assistente de Atendimento a Clientes é o profissional responsável por trabalhar com atendimento a cliente, tirando dúvidas e passando informações claras e objetivas. Um Assistente de Atendimento a Clientes realiza o atendimento aos clientes existentes, efetuando a aprovação e a conferência de cadastros.
  
Quais os tipos de atendimento ao público?
  
Os principais tipos de atendimento utilizados Presença no PDV. A forma mais tradicional é, sem dúvidas, o atendimento presencial no ponto de vendas. ... Telefone. O uso do telefone também é bastante comum e conveniente, na maioria dos casos. ... Email. ... Chat. ... Redes sociais. ... Autoatendimento. Qual o conceito de atendimento ao cliente? O conceito de Atendimento ao Cliente se refere ao serviço prestado pelas empresas de serviços ou que comercializam produtos a seus clientes. ... Se ao contrário, uma empresa não satisfaz as necessidades ou demandas de seus clientes, seu futuro será muito curto.  

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente? A importância de um bom atendimento ao cliente. ... O cliente é a fundação de um negócio e o que o mantém vivo. Assim, a excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente, ou seja, fideliza ló. Um cliente satisfeito além de gerar novas receitas traz consigo novos clientes e mais vendas. Qual a importância da qualidade no atendimento ao cliente? A qualidade no atendimento ao cliente tem que ir além do esperado, oferecendo facilidades, como rapidez e relacionamento personalizado, que certamente proporcionarão uma experiência inesquecível ao cliente, dando um passo importante para que ele volte a fazer negócio com a empresa.  

Para que servem os serviços de atendimento ao cliente? O atendimento ao cliente é o modo de oferecer suporte para sua clientela. Este processo pode ocorrer durante a compra ou então após, garantindo uma boa experiência de compra. A definição para o atendimento segue além das respostas. Ou seja, não importa qual é o seu objetivo, a qualidade é fundamental neste processo.   
O que é o atendimento? O Que É Atendimento? Quando nos referimos ao conceito de atendimento, no mercado de trabalho, significa que estaremos disponíveis para receber os clientes de uma empresa ou instituição e esclarecer dúvidas, realizar vendas, marcar consultas ou reuniões, etc.  
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R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

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