Tipo de Aula : Combinada ou de Continuação.
Disciplina : Pedagogia Geral.
Assunto : Os Percursores da Pedagogia
Escola Nova ( Pedagogia Nova ).
Professor:Lopes Bibiana Ngongo
OS PERCURSORES DA PEDAGOGIA .
1. Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778) - Nasceu na suíça e morreu em França , foi escritor , pedagogo e compositor . Fundamentou-sepela educação natural , segundo o qual , o homem por natureza é bom , mas a sociedade o corrompe . Seus escritos influenciaram bastante a pedagogia literária .
2. Juan Amos Comenius ( 1590-1670) - Nasceu na república checa , considerado pai da didáctica , foi sem dúvida o mais importante pensador educacional. As principais ideias educacionais de " Comenius " estão contidas em sua obra * Didáctica Magna * .
.
Comenius afirmou que em função do seu trabalho , o professor é o ser que está acima de todos os seres debaixo da terra . Por razões da sua cristianização , Comenius acreditava que o objectivo da educação é ajudar alcançar o ultimo fim do homem , que é a felicidade eterna com Deus .
3. Robert Owen ( 1771-1855) - Nasceu na Escócia no seio de uma família de um operário e desde cedo começou a viver do seu trabalho . Owen foi o primeiro a criar a primeira instituição pré-escolar no mundo para os filhos dos proletariados . Nesta instituição , não se desenvolvia o ensino religioso e tradicional que era o costume das escolas eclesiásticas que estava sub domínio dos clérigos naquela altura .
4. Sócrates ( 470-399) - Dos maiores filósofos e pedagogo da antiga Grécia, teve uma grande influência sobre a educação grega .
Sócrates não deixou nenhuma obra escrita . Ele ensinava a sua doutrina mediante conversas em forma de discursos nas praças e lugares públicos , ensinava os participantes por meio de perguntas e respostas . Atualmente o * Método Socrático * é bastante utilizado dentro do PEA ( processo de ensino e aprendizagem ).
5. F. Herbart ( 1776-1841) - Nasceu na Alemanhã . Foi professor de Filosofia e educação em diferentes universidades . Segundo Herbart o professor é o sábio que impõe todo saber ao aluno.
6. John Luck ( 1632 - 1704 ) - Defende que a mente de uma criança é um papel em branco , uma tábua rasa, onde o professor deposita os conhecimentos .
Professor , concordas com a ideia de Luck ?
Está ideia , porém , foi reprovada pelos chamados didacticos ou pedagogos da escola nova visto que a criança nasce com experiências vividas ( desde a concepção , na família e na sociedade).
ESCOLA NOVA OU PEDAGOGIA NOVA
No âmbito , a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reformas educativas , visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e as novas realidades . Assim começa o movimento da Escola Nova .
O movimento da escola nova foi um esforço de renovação educacional . Esse movimento tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento ( Biologia , Psicologia e Sociologia ... etc.)
A Escola nova pretendia ser , fundamentalmente um movimento de pedagógica - didáctica de cunho técnico , tendo aplicar na prática educativa, e mais especificamente na organização escolar e nos procedimentos de ensino.
A Escola Nova tinha como objectivo substituir a educação tradicional , autoritária e passiva , por uma educação liberal ou nova , preocupada em desenvolver a personalidade integral do aluno e a sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem.
Por exemplo , era necessário que o aluno passesse a ser visto como o centro do processo de ensino, alguém com capacidade de construir o seu próprio conhecimento e que passasse a reinar a democracia no ensino . É nesta perspectiva que surgem os pedagogos da escola nova .
Dentre esses pedagogos destacam-se :
1. Anton Makarenko ( 1888-1939) - Foi pedagogo e pedagogista ucraniano que se especializou no trabalho com menores abandonados , essencialmente os que viviam nas ruas que estavão associados ao crime .
De acordo com o Makarenko , o jovem deveria ser educado em uma escola baseada na vida em grupo e na disciplina .
2. K . Ushinsky ( 1823-1871) - Foi um professor e escritor russo , considerado o fundador da pedagogia científica na Russia.
Para o K. Ushinsky a Pedagogia não deveria ser baseada na experiência pessoal, mesmo que fosse bem-sucedida , a teoria deve ser acompanhada pela prática.
3. Paulo Freire - expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho , de ensino , de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando , porque a escola é o esvoaço privilegiado para pensar.
ATT: Ainda vamos encontrar muitos outros pedagogos da escola nova como : J. Piaget , Maria Montessori , Ovide Decroly ... Etc.
PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA NOVA.
Regina Celia , na sua obra " Curso de Didáctica Geral " , apresenta nove pressupostos , mas aqui vou apresentar apenas três :
1. A Pedagogia e a Didáctica devem desprender-se do empirismo e da rotina , adotando uma atitude critica , dinâmica de investigação constante.
2. A aprendizagem é um processo dinâmico , que depende da atividade mental do educando.
3. O ensino deve centra-se no educando , preocupando-se em desenvolver seus processos mentais de pensamento ( observação , comprovação de hipóteses , espírito critico , capacidade de analisar e julgar ) .