
Olá! Já estamos de volta,
para o nosso curso de pedagogia.
Esperamos que todos estejam
bem!
Para mais uma aula, que
garante um ensino de qualidade.
Disciplina: Metodologia de Ensino.
Aula n° 10
Tipo de aula: Nova ou de Novo Conteúdo
Sumário:
Métodos de Ensino.
Uma das maiores preocupações dos pais é com a
" Educação " de seus filhos . Por isso , eles buscam as melhores
escolas para confiar o aprendizado dessas crianças e jovens .
Um dos requisitos que podem fazer a diferença no
momento da escolha é a " Metodologia de Ensino " destas escolas .
ORIGEM E DEFINIÇÃO DE MÉTODOS .
A terminologia " Método " vem do grupo
" métodos " que significa caminho para se chegar a um fim.
Segundo PILETTI ( 2008 ) , Métodos são vias que
se pode utilizar para se chegar a um fim. .
Métodos : são caminhos a seguir para se alcançar
determinados objectivos .
No campo Educacional , métodos são vias que o
professor e os alunos usam para atingirem um objectivo almejado .
DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS , TÉCNICA E ESTRATÉGIAS
.
Método como já foi definido é o caminho a seguir
para se alcançar um objectivo.
Técnica : é à aplicação dos conhecimentos .
Estratégias :é a arte de aplicar os meios
disponíveis com vista a alcançar os objectivos específicos .
METODOLOGIA DE ENSINO E MÉTODOS DE ENSINO .
Metodologia de Ensino : é um ramo da Pedagogia
que está vocacionada ao estudo dos diferentes métodos que se empregam dentro do
processo de ensino e aprendizagem .
Métodos de Ensino : é o conjunto de estratégias
que se utiliza no ensino para se alcançar determinados objectivos preconizados
no ensino e aprendizagem .
CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS MÉTODOS UTILIZADOS
NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGE.
Segundo REGINA C. HAYDT , apresenta-nos os
seguintes métodos :
1. Métodos individualizados : são aqueles que
valorizam o atendimento às diferenças individuais de cada aluno e fazem a
adequação do conteúdo ao ritmo de aprendizagem de cada aluno . Ex.: métodos
expositivos , estudo dirigidos , socráticos ... etc.
2. Métodos Socializantes : são aqueles que valorizarem a interação social , fazem a aprendizagem efetivar-se em grupo .
Ex.: Trabalho em grupo , a Dramatização , estudo de casos , jogos e estudo do
meio .
3. Métodos Sócio individualizados : são aqueles
que combinam os dois métodos anteriormente citados
Ex.: método de descoberta
, solução de problemas unidades didáticas .
AINDA EXISTEM OUTROS MÉTODOS QUE FAZEM PARTE DO
ENSINO.
1. Método de Exposição ou Expositivo.
- É um método que consiste na apresentação oral
de um conteúdo sistematizado . Este método assumi duas posições : a dogmática e
a dialogada , é um método que permite apresentar o conteúdo pronto para os
alunos.
2. Método de Elaboração Conjunta .
Neste método, a matéria é tratada pelo
professor juntamente com alunos ( ação ativa do aluno ).
3. Método de Trabalho Com Os Livros .
É aquele em que se faz uso directo dos livros
. Ex.: Leitura e Interpretação do Texto página ( Joel ) 😂😂😂.
4. Método de Demonstração.
É aquele em que demonstra-se na prática os
conhecimentos teóricos apreendidos
OUTROS MÉTODOS .
1. Estudo do Meio.
2. Método de Observação .
3. Método Verbal.
4. Método Socrático.
5. Método da Solução .
6. Método da Descoberta.
7. Método de Jogos.
8. Método de Casos .
IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO .
É importante porque acorda as exigências metodológicas no ensino com o fim de se alcançar os objectivos da educação das
novas , fornece ao professor uma série de métodos de que ele possa fazer uso no
exercício das suas funções educativas .
Edição: ECSED