Ads 468x60px

Labels

FACEBOOK

MARKETING DIGITAL

10/MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ECSED-SITE DE ENSINO

DESTAQUES

3/Novos Valores/recent-videos

Technology

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Fashion

3/Fashion/big-col-right

Nature

3/Nature/post-grid

Business

3/Business/big-col-left

EMPREENDEDORISMO

4/CURSO DE EMPREENDEDORISMO/post-per-tag

Main Slider

9/ADMINISTRADOR DO SITE/slider-tag

CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL

4/CURSO DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA GERAL/post-per-tag

MARKETING DE DIGITAL

4/CURSO DE MARKETING DIGITAL/post-per-tag

ORATÓRIA

10/ORATÓRIA/post-per-tag

sábado, 24 de outubro de 2020

ECSED disponibiliza bolsa de estudo 100% gratuito-2020

Saudações a toda família ECSED _________________________________ A #ECSED tem como objectivo desenvolver ações tendentes ajudar a sociedade acadêmica Angolana, promovendo a igualdade de oportunidades no ensino a distância, onde a responsabilidade e a qualidade e transmitir o saber é a prioridade! ENSINAR E APRENDER BOAS VIRTUDES SÃO AMIGOS QUE LUTAM NA TRANSFORMAÇÃO DE UMA MELHOR SOCIEDADE! _____________________________________________________________________________________________________________ Assim sendo, vimos por meio deste tornar público a bolsa de estudo em que a ECSED acessou ao ex-estudante "Mexa que Araújo" __________________________________________________________________ A sua bolsa possui um período ilimitado. 

Obs: caso estar a obter nota baixas nas provas inferior de 12, ou pouca pontualidade e interação em aulas foram-lhe perder sua bolsa. ____________________________________________________________ Portanto, desejamos-lhe parabéns! esse é um caminho de todos! ____________________________

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Oferta de cursos profissionais à distância Angola & Brazil -ECSED


Saudações acadêmica a família “ECSED”

 Vimos por meio deste informar a todos estudantes e público no geral, Que estão aberta as inscrições dos novos cursos. Desta vez, estará convosco a ESPECIALISTA EM CURSOS PROFISSIONAIS,E MESTRADA EM PSICOLOGIA A EXMA.SENHORA “#CARLA SOUZA” de nacionalidade brasileira.  oferta de cursos profissionais “ANGOLA & BRASIL” 
Para fazer inscrições, é fácil. Basta o estudante enviar o seu nome completo o local em que se inscreve ,curso desejado, o seu Gmail e o seu Whatsapp.
Esses dados poderão ser enviados no chat da página ECSED. Aguardará a notificação da inscrição feita, juntamente com o seu número de cadastro no referido curso. 
Obs: As aulas decorrem no facebook, no período compreendido a programação do curso. com duração de 15 dias letivos e 6 dias para outros serviços.

 “ENSINO COM RIGOR, ONDE A RESPONSABILIDADE E A QUALIDADE DEFINE A NOSSA PRIORIDADE” “JUNTOS SOMOS O FUTURO” 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

UAFA - União das Associações Filantrópicas de Angola

Das pequenas ideias o mundo cresce em um tamanho que nem o próprio homem consegue medir, é uma honra que a ECSED site ligado ao ensino online, vem tornar público por intermédio dessa plataforma, a "UAFA" UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES FILANTRÓPICAS DE ANGOLA. que foi criado, no dia 10 de Dezembro de 2019, com fito de unir as associações de ajuda humanitária, amparar e solidarizar-se com as famílias vulneráveis. 
Associação esse fundada pelo Engenheiro informático e ativista social "AFONSO MUANDA" e LOPES BIBIANA NGONGO (Acadêmico do curso de psicologia, professor, formador e activista social).

"JUNTOS UNIDOS POR UMA ANGOLA SOLIDÁRIA"AJUDAR O PRÓXIMO E FAZER CRESCER AS COMUNIDADES É A NOSSA PRIORIDADE" 




Meios ou Recursos de Ensino ECSED


Saudações a todos estudantes do curso de pedagogia.
Esperamos que todos estejam bem!
Para mais uma aula, que garante um ensino de qualidade.

Disciplina: Metodologia de Ensino.
Aula n° 11
Data:19-08-2020
Tipo de aula: Nova ou de Novo Conteúdo

Sumário : Meios ou Recursos de Ensino .

Um dos componentes que contribui para um Ensino e Aprendizagem de qualidade são os meios ou recursos de ensino .

DEFINIÇÕES DE MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .

Meios ou Recursos de Ensino : são todos os meios matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para organização e condução metódica do processo de ensino .

Segundo LIBÂNEO ( 1990 ) , Meios de Ensino são todos os recursos matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para a condução do processo de ensino e aprendizagem .

CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS OU RECURSOS DE ENSINO .

Existem várias classificações de recursos de ensino . Cada teórico apresenta a sua classificação , mas, no fundo giram em torno do mesmo assunto .

Assim REGINA HAYDT e CLAUDINO PILETTI são unânimes em classificar os recursos de ensino do seguinte modo :

1. RECURSOS VISUAIS : projeções , cartazes , gravuras , álbum seriado , quadro de giz e museus .

Obs: Teremos uma aula específica sobre : As Técnicas de Utilização do Quatro .

2. RECURSOS AUDITIVOS : gravações , rádios e discos .

3. RECURSOS AUDIOVISUAIS : cinema sonoro, filmes , vídeos .

4. RECURSOS HUMANOS ( da escola ) : professor , aluno , pessoal escolar , da comunidade ( pais , autoridades e outros profissionais .

5. RECURSOS MATÉRIAS , do ambiente natural ( água ) , do ambiente escolar ( quadro , giz , cartazes , manuais , microscópio ) e da comunidade ( biblioteca , indústria e hospitais ) .

OBJECTIVOS DO USO DOS RECURSOS .

CLAUDINO PILETTI ( 2008 ) estabelece vários objectivos quando usamos de maneira adequada os recursos , porém destacamos os seguintes :
.
1. Motivado e despertar o interesse dos alunos pela aula.
2. Aproximar o aluno da realidade.
3. Concretizar os Conteúdos da aprendizagem .
4. Ilustrar noções mais abstratas .

PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS PARA A SUA UTILIZAÇÃO .

Para que realmente os recursos contribuíam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem , ao serem utilizados , o professor deve ser guiado pelos seguintes princípios :

a) Os recursos devem estar de acordo aos objectivos a serem alcançados.
b) Nunca devemos utilizar ou propor um recurso que não seja bem conhecido por nós . Ex.: Quando não sabemos usar o retroprojetor não devemos propô-lo como recurso .
c) Ao usarmos os recursos devemos estimular nos alunos comportamentos que aumentam a perceptividade , como atenção , a percepção .
d) Devemos adequar os recursos à natureza do conteúdo .

IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DE ENSINO.

Se analisamos bem , seria quase impossível a realização da actividade docente na ausência dos recursos de ensino . Para podemos perceber a importância dos recursos basta olhamos na situação de muitos estudantes angolanos que por falta de matérias de apoio como livros passam imensas dificuldades na carreira acadêmica .

Outra situação em que passam alguns professores angolanos que por falta de um recurso com principal destaque aos do ambiente , Biologia , Anatomia ( nessas aulas muitos estudantes são mentidos 
😡😡😡 ) encontram sérias dificuldades para transmitirem os conhecimentos aos seus alunos.

Os recursos são tão importantes porque facilitam o aluno e atividade do professor , insto é , facilita o processo de ensino de ensino.


terça-feira, 18 de agosto de 2020

Métodos de Ensino ECSED



Olá! Já estamos de volta, para o nosso curso de pedagogia.
Esperamos que todos estejam bem!
Para mais uma aula, que garante um ensino de qualidade.


Disciplina: Metodologia de Ensino.
Aula n° 10
Tipo de aula: Nova ou de Novo Conteúdo
Sumário: 
Métodos de Ensino.

Uma das maiores preocupações dos pais é com a " Educação " de seus filhos . Por isso , eles buscam as melhores escolas para confiar o aprendizado dessas crianças e jovens .

Um dos requisitos que podem fazer a diferença no momento da escolha é a " Metodologia de Ensino " destas escolas .

ORIGEM E DEFINIÇÃO DE MÉTODOS .

A terminologia " Método " vem do grupo " métodos " que significa caminho para se chegar a um fim.

Segundo PILETTI ( 2008 ) , Métodos são vias que se pode utilizar para se chegar a um fim. .
Métodos : são caminhos a seguir para se alcançar determinados objectivos .

No campo Educacional , métodos são vias que o professor e os alunos usam para atingirem um objectivo almejado .

DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS , TÉCNICA E ESTRATÉGIAS .

Método como já foi definido é o caminho a seguir para se alcançar um objectivo.

Técnica : é à aplicação dos conhecimentos .

Estratégias :é a arte de aplicar os meios disponíveis com vista a alcançar os objectivos específicos .

METODOLOGIA DE ENSINO E MÉTODOS DE ENSINO .

Metodologia de Ensino : é um ramo da Pedagogia que está vocacionada ao estudo dos diferentes métodos que se empregam dentro do processo de ensino e aprendizagem .

Métodos de Ensino : é o conjunto de estratégias que se utiliza no ensino para se alcançar determinados objectivos preconizados no ensino e aprendizagem .

CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGE.

Segundo REGINA C. HAYDT , apresenta-nos os seguintes métodos :

1. Métodos individualizados : são aqueles que valorizam o atendimento às diferenças individuais de cada aluno e fazem a adequação do conteúdo ao ritmo de aprendizagem de cada aluno . Ex.: métodos expositivos , estudo dirigidos , socráticos ... etc.

2. Métodos Socializantes : são aqueles que valorizarem a interação social , fazem a aprendizagem efetivar-se em grupo . Ex.: Trabalho em grupo , a Dramatização , estudo de casos , jogos e estudo do meio .

3. Métodos Sócio individualizados : são aqueles que combinam os dois métodos anteriormente citados

Ex.: método de descoberta , solução de problemas unidades didáticas .

AINDA EXISTEM OUTROS MÉTODOS QUE FAZEM PARTE DO ENSINO.

1. Método de Exposição ou Expositivo.

- É um método que consiste na apresentação oral de um conteúdo sistematizado . Este método assumi duas posições : a dogmática e a dialogada , é um método que permite apresentar o conteúdo pronto para os alunos.

2. Método de Elaboração Conjunta .

Neste método, a matéria é tratada pelo professor juntamente com alunos ( ação ativa do aluno ).

3. Método de Trabalho Com Os Livros .

É aquele em que se faz uso directo dos livros . Ex.: Leitura e Interpretação do Texto página ( Joel ) 😂😂😂.

4. Método de Demonstração.

É aquele em que demonstra-se na prática os conhecimentos teóricos apreendidos 

OUTROS MÉTODOS .

1. Estudo do Meio.
2. Método de Observação .
3. Método Verbal.
4. Método Socrático.
5. Método da Solução .
6. Método da Descoberta.
7. Método de Jogos.
8. Método de Casos .

IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO .

É importante porque acorda as exigências metodológicas no ensino com o fim de se alcançar os objectivos da educação das novas , fornece ao professor uma série de métodos de que ele possa fazer uso no exercício das suas funções educativas .
Edição: ECSED

domingo, 16 de agosto de 2020

Questionário da covid-19 -autor Lopes Bibiana Ngongo ECSED















Não ignora, meu amigo, porque muitos perdem a vida por um simples problema.
o difícil é ter começado!
mais uma vez, tudo em prol do país.
Baixe o questionário e acabe com a dúvida que vive em ti sobre o corona vírus.
Esquece do meu rosto, foca-se na minha capacidade cognitiva.

sábado, 15 de agosto de 2020

Conteúdo de Ensino ECSED


Curso de Reforço Pedagógico

Disciplina : Didática Geral.
Aula n° 9
Tipo de aula: Nova ou de Novos Conteúdos.

Sumário: Conteúdo de Ensino .







DEFINIÇÕES DE CONTEÚDO DE ENSINO .

Segundo Regina Haydt :

" Conteúdo é o conhecimento sistematizado de modo dinâmico sob forma de experiência educativo . É tudo aquilo que é possível de integrar um programa educativo com vista a formação de novas gerações ".

Segundo Libâneo ( 1990 ) :

Conteúdo de Ensino é o conjunto de conhecimentos , habilidades , hábitos atitudes organizados Pedagógica e didaticamente tendo em vista a aplicação pelos alunos na sua vida prática .

Conteúdo de Ensino é a matéria elaborada pelo professor de forma sistematizado com o objectivo de formar novas gerações .

IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DE ENSINO.

O conteúdo de ensino é importante porque :

1. Constitui a base sobre o qual o aluno constrói e estrutura os conhecimentos .
2. É o ponto de partida tanto para a assimilação de informações como para o desenvolvimento de hábitos, habilidades , atitudes, etc.
3. A aprendizagem só se dá em cima de um conteúdo de ensino.

FACTORES QUE DETERMINAM A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO .

1. Factor lógico .

Tem a ver com a sistematização do conteúdo .Ou seja , a organização lógica do conteúdo . Não se pode , por exemplo , falar da divisão da psicologia sem que antes se fale da definição dela.

2. Factor Psicológico .

Tem a ver com adequação dos conteúdos ao nível do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Não se deve , por exemplo , selecionar conteúdos do ensino médio para leccionar no ensino primário.

3. Factor Social.

- Tem a ver com aplicação dos conteúdos no contexto social. Numa área que não usam computador é quase impossível implementar um curso de Informática .

A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.

A seleção e organização dos conteúdos é da competência do PROFESSOR porque segundo Libâneo , é ele quem tem pela frente os alunos. 📙📙📙

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.

Ao selecionar um conteúdo o professor deve obedecer aos seguintes critérios :

a) VALIDADE : conexão dos conteúdos aos objectivos.
b) UTILIDADE: ou relevância social possibilidade de o conteúdo ser aplicado no dia-a-dia dos alunos , isto é, aos problemas da vida.
c) SIGNIFICAÇÃO : relação dos conteúdos às experiências de vida dos alunos.
d) ADEQUAÇÃO :ao nível de desenvolvimento dos alunos .
e) CIENTIFICIDADE: domínio , por parte do professor , da estrutura da matéria da disciplina até a sua aplicação .
f) SISTEMATICIDADE: conexão lógica entre os assuntos que constituem a matéria ou conhecimentos .
g) FLEXIBILIDADE : possibilidade de o conteúdo ser alterado , suprimido ou acrescentado.

ESTRUTURA DO CONTEÚDO DE ENSINO.

Ao organizar o conteúdo , o professor deve obedecer à seguinte estrutura :

1. Conteúdos Conceptuais : fazem referência à definição de conceitos . Ex.: conceito de psicologia , objecto de estudo da mesma.

2. Conteúdos Procedimentais : são os conteúdos propriamente ditos. Ex.: métodos da psicologia , ciências auxiliares da psicologia .

3. Conteúdos Atitudinais : fazem referência à aplicação do mesmo conteúdo em situações práticas. Ex.: Psicologia Escolar .

4. Conteúdos Transversais: dizem respeito à abordagem do conteúdo no espaço onde estiver a ser tratado . Ex.: Psicologia em Angola , Dia mundial do ambiente , dia da mulher africana , etc.

MODALIDADE OU TIPOS DE APRESENTAÇÃODOS CONTEÚDOS.

Depois de selecionado, e organizado , chega a fase da apresentação que pode ser feita em varias modalidades que são:

1. Apresentação motivadora.
2. Apresentação semi-sistematica.
3. Apresentação sistematica.
4. Apresentação para indicar fontes de estudo.
e) Apresentação para delimitar o campo de estudo.

MODOS, MANEIRAS OU FORMAS DE APRESENTAÇÃODO CONTEÚDO.

1. Apresentação oral.
2. Apresentação com auxília do fenômeno da realidade.
3. Apresentação oral auxiliada com recursos audio-visuais.
4. Apresentação por meio da linguagem escrita.
5. Apresentam mista.

NORMAS DE APRESENTAÇÃODO CCONTEÚDO.

1. Iniciar a apresentação do conteúdo pelo seu aspecto psicológico .
2. Marchar na apresentação do conteúdo para a sua estrutura lógica.
3. Apresentar o conteúdo ordenadamente .
4. Recapitular o conteúdo apresentado.
5. Ressaltar na apresentação os aspectos fundamentais do conteudo.

ELEMENTOS AUXILIARES DA APRESENTAÇÃODO CONTEÚDO.
.
1. Linguagem didática ou Pedagógica.
2. Material didáctico.
3. Métodos e tecnicas de ensino.
4. Direção de classe e disciplina.



 

Sample text

Sample Text

R. fenomenal é um musico residente em Angola-luanda-cacuaco. Musico esse formado em Psicologia. Canta porque ama de literatura, assim sendo atendendo a nova realidade do país vem por meio deste disponibilizar a musica que retrata sobre a Covid-19. 🚨 JÁ DISPONÍVEL 🚨 🔥 R. Fenomenal - Stop Covid-19 🔥 Baixar: https://bit.ly/¬2YOUSDq

Sample Text